CPT Agropédia e Receituário - controle do ácaro do mamoeiro

CPT Agropédia e Receituário - controle do ácaro do mamoeiro

 

O ácaro do mamoeiro é uma das pragas que mais atacam essa frutífera. Mas os da família Tetranychidae e Tarsonemidae podem atingir mamoeiros com mais facilidade e constância, o que tem gerado maiores prejuízos aos fruticultores brasileiros. Daí a necessidade do controle imediato dessa praga, não somente o controle químico, mas também o de manejo da cultura. Muitos produtores sequer possuem sistema de gerenciamento de sua propriedade rural. Com isso, deixam escapar alguns detalhes de suma importância para o bom monitoramento do cultivo.

Como os ácaros incidem nos mamoeiros com muita frequência, é necessário o acompanhamento da cultura, com inspeções periódicas – em especial vistorias nos ponteiros da planta. Qualquer anormalidade deve ser registrada, assim como todas as medidas de combate à praga. Com tudo organizado e anotado pelo produtor rural, torna-se mais fácil evitar que os ácaros ataquem os mamoeiros.

O CPT Agropédia e Receituário - Software para Auxiliar na Identificação e no Combate a Pragas e Doenças das Lavouras, é um programa completo. Ele possui banco de dados com mais de 5 mil documentos referentes a plantas daninhas, pragas e doenças. Portanto, pode facilmente ajudar o produtor rural no controle de males que atingem plantações.

Da mesma forma, é uma excelente ferramenta de suporte a profissionais da agricultura - como técnicos agrícolas. Com o CPT Agropédia e Receituário, a identificação e o combate a doenças e pragas - ácaro do mamoeiro, são potencializados. Mas é importante ressaltar que os defensivos devem ser prescritos por engenheiros agrônomos, pois eles indicarão ao agricultor as melhores medidas de controle.

Além disso, no caso o ácaro do mamoeiro, a análise do ponteiro da planta - local de infestação do ácaro branco, torna-se mais complexa. Principalmente pelo acúmulo de folhas novas em formação e pela fragilidade destas. Quando são tocadas, mesmo que suavemente, elas exsudam, o que dificulta a visualização dos ácaros. Portanto, é primordial ao produtor mesclar entre o auxílio de profissionais capacitados e dos softwares de última geração. Ambos essenciais ao sucesso da lavoura.

Outras medidas também podem ser tomadas para o efetivo controle do ácaro do mamoeiro, como:

->Procurar por folhas jovens retorcidas – primeiro indício do ataque da praga;
->Fazer o desbaste frequente das brotações laterais do caule do mamoeiro;
->Escolher mudas de mamão sadias (sem ácaros fitófagos);
->Não fazer culturas intercalares no pomar;
->Usar quebra-ventos (os ventos são o principal meio de disseminação dos ácaros).

Portanto, não perca tempo! Cuide da saúde de seus mamoeiros! Não deixe de consultar um especialista e adquira já o seu CPT Agropédia e Receituário.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Grupo Cultivar.

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade