Defensivos agrícolas - principais erros na aplicação

Defensivos agrícolas - principais erros na aplicação

Os defensivos agrícolas são produtos químicos utilizados no combate a pragas e doenças nas lavouras. Embora seu uso seja questionado por muitos, o fato é que o seu emprego correto nas culturas aumenta a produtividade e alavanca a produção. Entretanto, sua aplicação deve ser realizada conforme as técnicas e os padrões exigidos por especialistas e pela legislação. Dessa forma, não haverá prejuízos ao produtor rural nem ao meio ambiente ou ao homem.

Segundo pesquisa recente do Instituto Emater, cerca de 46% das aplicações de defensivos agrícolas são desperdiçadas devido a erros humanos. Como resultado, os efeitos na lavoura não são satisfatórios. Por tais motivos, a empresa Arysta LifeScience e o IAC - Instituto Agronômico de Campinas, desenvolveram o programa Aplique Bem. Seu objetivo é ensinar a aplicação adequada dos defensivos na lavoura.

Muitos agricultores apresentam dificuldades em identificar o problema na aplicação, pois não possuem treinamento adequado ou já estão acostumados à prática do dia a dia. De acordo com Liria Hosoe, gerente de registro da Arysta LifeScience, para realizar uma boa aplicação é preciso conhecimento sobre a regulagem correta dos equipamentos e as condições climáticas atuais antes de aplicar o produto.

Leve em consideração as condições climáticas do momento

Os defensivos agrícolas não devem ser utilizados nos dias chuvosos, pois a água das chuvas lava o produto e prejudica a adequada absorção das plantas. É importante destacar que alguns agroquímicos precisam de um período de seis horas para começarem a fazer efeito. Já nos períodos secos, a desidratação das cutículas da planta dificulta a absorção dos defensivos. O mesmo ocorre em dias muito quentes, que promovem a evaporação das moléculas do produto. Como resultado, o produto não surte o devido efeito. Dias frios demais também não são propícios para o uso de defensivos, pois as plantas têm seu metabolismo reduzido, o que dificulta a absorção do produto.

Se estiver ventando, não aplique os defensivos agrícolas contra o vento. Na verdade, não se deve aplicar o produto se a velocidade dos ventos estiver acima de 10 km/h. Caso contrário, as minúsculas partículas podem se disseminar para outras lavouras e contaminá-las. A aplicação também não deve ser realizada em plantas estressadas, pois os resultados não serão satisfatórios.

Faça a regulagem, limpeza e manutenção dos equipamentos

Segundo os especialistas da Embrapa Uva e Vinho, a regulagem, limpeza e manutenção dos equipamentos é fator essencial para o uso correto dos defensivos. É de fundamental importância checar os bicos do pulverizador, além de mensurar o volume correto de calda a ser aplicado. A avaliação do número e tamanho das gotas, da pressão dos bicos e da necessidade de adição de adjuvantes também são medidas necessárias e imprescindíveis. A troca do bico deve ser feita quando a média da vazão ultrapassar 10% a vazão do bico novo.

A calibração do pulverizador deve ser realizada continuamente. Durante o procedimento, é importante que o lavrador use roupa especial (EPI - Equipamentos de Proteção Individual). Da mesma forma, devem ser verificados vazamentos e rachaduras para que não haja desperdício do produto. Durante a limpeza, arames ou canivetes não devem ser utilizados. Em hipótese alguma, os equipamentos devem ser lavados em riachos e lagoas.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Globo Rural.

Confira o CPT Agropédia e Receituário. Nele, você encontra um sistema de pesquisa rápida a seu banco de dados com mais de 5 mil documentos referentes a defensivos agrícolas, ingredientes ativos, plantas daninhas, insetos e doenças.

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade