Fazenda leiteira: funções do produtor, gerente, supervisor, operador e consultor

Fazenda leiteira: funções do produtor, gerente, supervisor, operador e consultor

A fazenda leiteira depende da realização de atividades, que resultem no alto desempenho do rebanho leiteiro e na boa gestão dos negócios. Os responsáveis por isso são o produtor, o gerente, o supervisor, o operador e o consultor. Mas é preciso que cada um apresente formação e capacitação para desenvolver suas funções com excelência. Assim, o proprietário da fazenda alcançará boa lucratividade e será bem-sucedido no mercado.

Geralmente, em fazendas menores, uma única pessoa é responsável por acumular funções de gerente e operador, ou ainda de gerente e consultor. Às vezes, o dono da fazenda se encarrega de desempenhar o papel de gerente e supervisor, por não poder investir em uma equipe maior. Em contrapartida, em fazendas maiores, há mais capital para se investir em funcionários com qualificações diferentes.

Produtor


O produtor deve acompanhar todos os processos que ocorrem na fazenda leiteira. Ele deve conhecer a fundo a real situação dos negócios, para tomadas de decisão mais acertadas e precisas. Deve estudar o mercado, para avaliar a demanda por leite e quais as principais necessidades de seus clientes (laticínios). Da mesma forma, deve participar diretamente da avaliação dos indicadores mensais de resultados, além de dar suporte ao gerente na elaboração dos FCAs (Fato/Causa/Ação).

Gerente


O gerente deve criar estratégias em busca do alcance de metas. Ele deve providenciar os recursos necessários para se chegar aos melhores resultados. Além disso, esse profissional é responsável por contratar e demitir funcionários, comprar insumos, auxiliar no preparo das instalações e dos equipamentos para as atividades operacionais da fazenda. Da mesma forma, ele deve monitorar as atividades dos funcionários e, se identificar problemas, deve criar ações para solucioná-los.

Supervisor


O supervisor deve oferecer condições, para que o operador execute bem as tarefas. Deve também identificar funcionários que não apresentam as habilidades necessárias para realizar uma determinada tarefa. Na verdade, o supervisor deve fazer correções em tudo o que prejudique o andamento das atividades. Ele deve assegurar que o trabalho seja executado como o planejado. Para isso, ele deve solicitar os recursos necessários para a execução das tarefas. Da mesma forma, ele deve reunir informações referentes às atividades do operador.

Operador


O operador deve executar as tarefas definidas pelo gerente e pelo supervisor. Deve detectar qualquer falha operacional no trabalho ou anomalia. Para que possa desempenhar bem suas funções, o operador é treinado pelo supervisor, conforme suas principais habilidades e competências. Muitas vezes, esta é uma tarefa difícil, que requer preparo por parte do supervisor. Entretanto, a determinação do que são falhas e anomalias cabe ao gerente e seu consultor, e não ao supervisor.

Consultor


A função do consultor é otimizar os resultados, para o sucesso da fazenda leiteira. Quando o produtor, o gerente e o supervisor não têm conhecimento para executar uma determinada tarefa, entra em ação o consultor. Geralmente, ele é contratado para desenvolver um trabalho especializado, como treinamento da equipe, identificação de problemas, causas e ações de correção, além da elaboração do planejamento estratégico. Há casos em que o consultor realiza até mesmo tarefas operacionais por falta de capacitação dos funcionários da fazenda.

Conheça o CPT Fazenda Pecuária - Software para Gerenciamento de Atividades de Pecuária por Animal ou Lote.

Leia o artigo "7 passos para comprar gado da forma correta".

Fonte: milkpoint.com.br

Por Andréa Oliveira.

Softwares Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade