Gestão da empresa rural: área de produção, recursos humanos e finanças

Nem sempre a empresa rural possui um responsável para cada área, entretanto, o administrador rural deve fazer com que pessoas de outras áreas assumam uma ou outra

 

Atualmente, a empresa rural precisa continuamente realocar, reajustar e reconciliar seus recursos disponíveis com os objetivos e oportunidades oferecidos pelo mercado, e a gestão empresarial é uma das principais ferramentas do processo administrativo rural, pois possibilita o aumento da competitividade de todo o sistema.

Uma empresa rural pode ser dividida em áreas. Vejamos:

Área de produção

Está relacionada ao uso dos recursos físicos ou materiais necessários à operação da empresa. Estes podem ser divididos em recursos de transformação e de utilização. Os recursos de transformação participam do processo produtivo, mas não são incorporados ao produto final, como  benfeitorias e terras. Já os recursos de utilização são aplicados diretamente no processo produtivo, como sementes, fertilizantes e serviços.

Estes recursos também podem ser classificados em: capital fundiário ou permanente, compreendendo as terras e benfeitorias; e capital de exploração, que são divididos em fixo e circulante. O capital de exploração fixo, por sua vez, é dividido em vivos/semoventes, como animais de trabalho, reprodutores e animais de reposição; e inanimados, como máquinas, ferramentas, dentre outros.

O capital de exploração circulante ou de giro são os recursos que podem ser usados no ato produtivo, como sementes, defensivos, combustíveis, animais para venda (recria e engorda), entre  outros.

Área de recursos humanos

Envolve as pessoas que participam da empresa, sendo chamado de recurso vivo e dinâmico. A mão de obra é o único fator de produção capaz de evoluir na empresa. Esta área é responsável pelo planejamento (necessidades) de pessoal, seleção, contratação e distribuição destes na empresa. É ainda responsável pela legalização, controle de pessoal, administração de salários, treinamento e desenvolvimento da qualidade da mão de obra.

Área de finanças

É a responsável pelas receitas, despesas, necessidades de investimentos, financiamentos e apresentação dos balanços econômicos da empresa. A área de comercialização e marketing está diretamente relacionada ao cliente ou consumidor dos produtos da empresa rural. Esta é responsável pela busca de informações de preços de compra e venda, canais de comercialização, análises e tendências de mercado.

Nem sempre a empresa rural possui um responsável para cada área, entretanto, o empresário ou administrador rural deve saber de sua existência e fazer com que pessoas de outras áreas as assumam.

Por Andréa Oliveira.

Conheça o CPT Sítio - Software para Gerenciamento de Pequenas Propriedades Rurais

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade