Black Friday - Todos os Softwares com 10% off

Mamão: aprenda a controlar os ácaros nas plantações

Principais pragar do mamoeiro



A fruticultura está expandindo em diversas regiões do Brasil. Nos últimos anos, os produtores rurais estão investindo nas culturas de frutas, por serem produtos de grande aceitação, por consumidores de todas as idades e classes sociais. Além disso, o mercado, tanto o interno quanto o externo, é bem receptivo em absorver a produção de frutas de qualidade. Portanto, o cultivo de frutas é uma excelente alternativa para os produtores que desejam diversificar a produção em sua propriedade.

No Brasil, a diversidade de frutas é extensa, entre elas, destaca-se o mamoeiro, uma cultura de alta produtividade que, quando bem conduzida, reverte bons lucros para o produtor. Entre as principais características do mamoeiro, destacam-se a grande densidade de plantas por hectare, seu rápido desenvolvimento e sua fácil propagação, com produção durante todo o ano e com alta produtividade.

Além de abastecer os mercados nacionais e internacionais de frutas, o mamão é muito requisitado devido à viabilidade de aproveitamento da polpa para a extração de papaína, empregada para os mais variados usos na indústria têxtil, farmacêutica, de alimentos e de cosméticos. Ele ainda pode ser consumido maduro (ao natural) ou verdes (em doces industrializados).

Como qualquer plantação, o mamoeiro não está livre do ataque de pragas e doenças. O produtor deve ficar atento a estas possíveis ameaças que podem por a perder todo o investimento. Uma das principais pragas que atacam o mamoeiro é o ácaro. Ele é uma praga que se adapta a todo o tipo de clima, incidindo em todas as regiões do país.

 

Confira como fazer o controle do Ácaro-Branco e do Ácaro-Rajado, comuns na cultura do mamoeiro.

 

Ácaro branco (Polyphagotarsonemus latus)

O ácaro branco, também conhecido como ácaro-da-queda-do-chapéu-do-mamoeiro, localiza-se na face inferior das folhas novas, tornando-as cloróticas, coriáceas e encarquilhadas. Praticamente, não é visto a olho nu, sendo notado somente quando as plantas atacadas já apresentam os sintomas típicos.  Esse ácaro provoca deformações, paralisação do crescimento e morte da planta. Pelo fato de destruir as folhas da parte apical em sucessivas brotações até a planta deixar de brotar, pode acarretar queda na produção. O ataque é maior no período chuvoso.

Controle

Para o controle do ácaro-branco, recomenda-se a aplicação de produtos como o enxofre, na formulação pó molhável. Não aplicar nas horas mais quentes do dia e evitar misturas com óleos emulsionáveis ou produtos cúpricos. Direcione a aplicação para que o produto atinja o ápice da planta.



Ácaros Rajado (Tetranychus urticae) e Vermelho (Tetranychus desertorum)

O ácaro-rajado e o ácaro-vermelho localizam-se na face inferior das folhas mais velhas do mamoeiro, entre as nervuras mais próximas do pecíolo, onde tecem teias e efetuam a postura. Provocam amarelecimento e posterior necrose das folhas, ocasionando a desfolha da planta e afetando seu desenvolvimento, além de deixar os frutos expostos à ação direta dos raios solares, prejudicando sua qualidade. Esses ácaros ocorrem durante os meses quentes e secos do ano.

Controle

Recomenda-se a aplicação de enxofre, na formulação pó molhável, de bromopropilato ou de vamidothion (seletivo para inimigos naturais, porém não registrado para a cultura do mamoeiro), dirigindo a pulverização para a face inferior das folhas mais velhas. Para o uso do enxofre, não aplicar nas horas mais quentes do dia e evitar misturas com óleos emulsionáveis e também com produtos cúpricos.

 


 

Observação importante: o mamoeiro é uma cultura muito sensível à fitotoxidez dos produtos usados no controle químico de pragas, cuja sensibilidade varia para diferentes produtos e também para diferentes formulações do mesmo produto. Assim, para um controle eficiente, torna-se necessário que o produtor fique atento ao tipo de defensivo a utilizar, à praga a ser controlada, à época de aplicação e à incidência de inimigos naturais.



Por Lidiany Duarte

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade