Manejo de plantas daninhas

Controle de plantas daninhas

Controlar as espécies invasoras é uma prática de manejo importante para qualquer cultivo, pois, como já se sabe, a ação delas é bastante nociva para as plantas em desenvolvimento, uma vez que competem por água, luz, nutriente e espaço. Essas perdas podem se acentuar ao ponto de reduzir drasticamente a produtividade de uma lavoura, por esse motivo, é essencial conhecer a dinâmica das plantas daninhas, sua correta identificação e os diferentes mecanismos de controle, sobretudo a ação dos herbicidas.

No nosso país, atualmente, encontramos muitas espécies invasoras que já se tornaram resistentes à ação dos principais herbicidas do mercado. Esse motivo é o que prova a importância de os produtores utilizarem mecanismos de controle diversos durante a produção agrícola, tais como rotação de diferentes mecanismos de ação durante o processo produtivo/safras; rotação de culturas; redução do banco de sementes das plantas daninhas durante a entressafra etc.

Outra medida de controle de invasoras é a utilização de cobertura seca ao longo de toda a área cultivada. Isso, além de fornecer nutrientes para as plantas por meio da decomposição da matéria orgânica, ela protege o solo de lixiviações e altas temperaturas, além, é claro, de abafar as ervas daninhas que, eventualmente, germinam, impedindo o seu desenvolvimento.

Em resumo, é preciso dar a importância necessária a esse manejo, pois, do contrário, surgirão cada vez mais espécies indesejadas nas lavouras difíceis de serem controladas. Em algumas regiões brasileiras, onde o Cerrado predomina, o ignorar esse problema ainda é mais grave, devido à baixa rotação de culturas e pelas condições climáticas favoráveis durante todo o ano.

É importante conhecer profundamente os inimigos biológicos para se antecipar a eles e conseguir tocar a atividade agrícola sem maiores percalços. Sob essa perspectiva, o CPT Softwares desenvolveu o CPT Agropédia e Receituário - Software para Auxiliar na Identificação e no Combate a Pragas e Doenças das Lavouras, sistema de emissão de receituário agronômico para a identificação e combate de ameaças das lavouras de forma eficiente.

Ao adquirir esse programa, o usuário passa a ter acesso a um banco de dados completo constituído de mais de cinco mil documentos sobre defensivos agrícolas, ingredientes ativos, plantas daninhas, insetos e doenças, além de trechos de vídeos e de cursos sobre o assunto extraídos de cursos exclusivos do CPT- Centro de Produções Técnicas.

 

 

Fonte: Blog Agronegócio em Foco - pioneersementes.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade