Black Friday - Todos os Softwares com 10% off

Melhoramento genético na produção de gado de leite

Melhoramento genético no gado leiteiro



A atividade pecuária no Brasil vem avançando muito nos últimos anos, e assim, mantendo um importante papel na evolução da economia e no desenvolvimento do país, que consolidou-se como o maior exportador mundial de carna bovina.

Os ganhos são resultados dos avanços alcançados na modernização da bovinocultura nas última décadas, ligados a componentes como: o manejo, à alimentação e o potencial genético dos animais. Isso resultou no aumento da produtividade e na qualidade do produto.

O melhoramento genético do gabo de leite pode ser realizado pela seleção dos melhores animais que serão mantidos no rebanho para pais da próxima geração. E também, pelo cruzamento entre animais de uma ou mais raças. O importante é que sejam os animais com genética superior. Os investimentos em melhoramento genético animal são caros e de longo prazo, mas raças puras e melhoradas são elementos fundamentais para o sucesso.

Um dos métodos, a inseminação artificial, proporciona um melhoramento efetivo do rebanho em menor tempo e a um custo proporcionalmente mais baixo. Os principais benefícios são: controle de doenças, cruzamento entre raça, aumento do número de descendentes de um reprodutor de comprovada qualidade, controle da eficiência dos animais, melhoria na gestão do rebanho, padronização do rebanho comercial e a redução da dificuldade de parto.

Sem genética, não há boa produção e sem melhorias nas condições de manejo, não há resposta ao melhoramento genético. Ou seja, para que o animal expresse todo o seu potencial genético, é preciso um bom manejo do rebanho e uma boa alimentação.

A seleção de vacas de leite deve ser baseada em pontos específicos, mensuráveis e com possibilidade de avaliação pelo produtos. Exemplo: produção de leite a pasto, fertilidade e peso. Confira algumas características que definem um boa vaca de leite:  

- Alta produção de leite com alta porcentagem de gordura e proteína.
- Vida útil ou produtiva longa.
- Boa conformação de úbere que reduz a incidência de mastite.
- Ausência, ou mínimo de problemas da reprodução.
- Conversão alimentar eficiente para produção de leite.
- Boa conformação de cascos.
- Vaca saudável com boa resistência, que minimiza a incidência de doenças.


Por Lidiany Duarte

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade