O perfil do produtor rural: quais são seus objetivos?

Produtor Rural

É extenso o número de pessoas que tiram o seu sustento da agricultura e da pecuária. No primeiro trimestre desse ano, esse número chegou a 4,06 milhões, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Dado que eles representam 15% de número total de empreendedores no Brasil, é preciso entender, quais são os objetivos e expectativas do Produtor Rural brasileiro.

Assim como qualquer empreendedor comum, o objetivo desse produtor é obter lucro. Porém, nem sempre isso é possível, por uma série de fatores que contribuem para o insucesso ou para um desempenho bem aquém do esperado da atividade rural.

Para obter lucro, é preciso que esteja claro qual é o objetivo desse produtor. A falta de clareza nesse objetivo pode fazer com que o produtor fique, por anos, insistindo em atividades agrícolas ou pecuárias que não dão o retorno financeiro almejado, dadas as baixas cotações atingidas.

Isso pode levar à queda do número de produtores no Brasil, fato que vem sendo registrado desde o primeiro trimestre de 2016, quando houve uma redução de 800 mil produtores. É inegável o fato de que há outros motivos envolvidos nessa conta, como o êxodo rural e a modernização do campo.

Para não entrar nessa estatística, é preciso realizar uma avaliação constante dos resultados alcançados pela propriedade bem como das possibilidades futuras das atividades que são realizadas nela. Para os mais diversos problemas, há possíveis saídas e alternativas. A terra, que é o ponto principal da atividade rural, já pertence ao produtor, faltando-lhe apenas saber usá-la da melhor forma para obter lucros.

As variações do mercado, a lei da oferta e a concorrência são fatores que interferem diretamente nos resultados da propriedade, mas é preciso saber diversificar a sua produção para minimizar esses problemas ou até mesmo acabar com eles.

O impacto causado pelas variações do mercado não é exclusivo dos pequenos produtores, uma vez que os grandes pecuaristas ou agricultores também sofrem prejuízos com esse impacto. Porém, devido ao tamanho da sua produção, ainda que o mercado não apresente o valor esperado, eles conseguem manter sua atividade. Ainda, trabalham com uma reserva de capital, o que garante a continuidade do seu negócio.

Em comparação com os empresários, o ganho do produtor rural ainda é inferior, com uma média de 2 a 5 salários mínimos. Do total, apenas 5% dos produtores rurais ganham mais do que 5 salários mínimos, enquanto 27% dos empresários recebem essa mesma quantidade. O grande número de produtores que praticam a atividade como subsistência, isto é, para o próprio consumo, contribui para que esse ganho seja realmente menor.

Para os pequenos e médios produtores, ainda que em menos quantidades, há alternativas viáveis economicamente. Um exemplo seria a mencionada diversificação da produção ou uma integração da agricultura com a pecuária. Para o agricultor, a rotação de culturas ou mesmo de criações também é uma opção, devendo estar sempre atento para o objetivo principal do seu trabalho: conseguir obter lucro e gerar renda com o seu negócio.

 


Conheça nossos Softwares para a Gestão Agropecuária:

CPT Fazenda Agrícola – Software para Gerenciamento de Atividades Agrícolas
CPT Fazenda Pecuária – Software para Gerenciamento de Atividades de Pecuária por Animal ou Lote
CPT Fazenda Agrícola e Pecuária - Software para Gerenciamento Financeiro e Econômico de Atividades Agrícolas e de Pecuária em Propriedades Rurais

Fontes: Data Sebrae – datasebrae.com.br/perfil-do-produtor-rural
Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade