O sucesso da suinocultura é resultado da boa gestão

O sucesso da suinocultura é resultado da boa gestão

O sucesso da suinocultura é resultado da boa gestão. Para tal, é preciso encarar a criação de suínos como um empreendimento como outro qualquer. Felizmente, há ferramentas que auxiliam o suinocultor no gerenciamento das atividades realizadas na propriedade. O Software CPT Suínos é uma delas. Trata-se de um sistema dinâmico, intuitivo e de fácil utilização, que gerencia o manejo do plantel por animal ou por lote. Com ele, é possível otimizar o desempenho dos suínos e aumentar a produtividade da granja.

Além disso, para uma boa administração na suinocultura, é preciso planejar, fazer, checar e agir. Este método de gerenciamento é conhecido como PDCA, no qual, P significa “plan” (planejar), D significa “do” (fazer), C significa “cheque” (checar) e A significa “act” (agir). Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?


Planejar


Primeiramente é preciso adotar um padrão, para gerenciar melhor a rotina diária de trabalho na granja. O planejamento deve se embasar em metas, procedimentos e execução dos trabalhos. Dessa forma, os funcionários serão capazes de cumprir suas funções com maior engajamento e responsabilidade. Se algo não funcionar, algumas modificações operacionais serão necessárias, para gerar resultados melhores. E isso deve ser feito em planos de ação.


Fazer


É importante ter pleno conhecimento dos seguintes aspectos: 20% do trabalho equivale às ideias e 80% à execução. Portanto, para que as ideias sejam implementadas com sucesso, é preciso saber executá-las. Caso contrário, tudo o que foi planejado tende ao fracasso. Assim que o planejamento foi finalizado, o próximo passo é oferecer treinamento de qualidade aos funcionários, para que as tarefas sejam feitas com excelência.


Checar


Checar os resultados do trabalho é fator determinante para realizar melhorias na granja. Uma dica é utilizar painéis de controle, para organizar as etapas mais críticas. Com o auxílio desses indicadores, as atividades terão melhor êxito no futuro. Além disso, é fundamental checar todas as informações anotadas. Estas medidas (diárias, semanais e mensais) devem ser adotadas conforme o grau de prioridade das atividades.


Agir


As ações devem ser realizadas com base nos resultados obtidos. Em planos de ação não efetivos, devem ser feitas algumas considerações a respeito das causas dos problemas, para que sejam feitas as correções e os ajustes necessários. Já em planos de ação efetivos, os procedimentos devem ser padronizados, para serem novamente adotados – em especial, se os processos forem mais críticos.


Por Andréa Oliveira.

Fonte: suinoculturaindustrial.com.br

Conheça os Softwares para Gestão Agropecuária.

Softwares Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade