Planejamento financeiro na pecuária

Pecuarista

No gerenciamento ou gestão da agropecuária, um dos grandes desafios enfrentados pelos fazendeiros se concentra na parte do planejamento financeiro. A falta de organização dos dados financeiros tem sido uma pedra na botina desses empresários, pois todos sabem o quanto é importante manter o seu fluxo de caixa atualizado.

As despesas caem todo mês, porém, a receita costuma acontecer apenas em alguns meses do ano. Por isso o planejamento financeiro se torna tão necessário. Controlar as entradas e saídas é fundamental para que o pecuarista tenha mais segurança com o seu negócio. O controle desses dados influencia no capital de giro, nos pagamentos que devem ser feitos, recebimentos e etc.

Alguns passos podem ser decisivos na hora de exercer a sua gestão pecuária:


Primeiro passo – Listar as receitas e despesas


Para começar a controlar a parte financeira é imprescindível fazer uma lista com todas as despesas e receitas, prevendo quais desses itens se repetirão nos meses seguintes. Com esses dados em mão, é possível controlar valores e datas de vencimento para cada conta a pagar ou dinheiro a receber. Com os dados dos itens que se repetirão, é possível ter uma visão ampla do orçamento que será necessário para pagar e o quanto você irá receber.


Segundo passo – Atualizar os dados regularmente


A listagem desses dados, como vimos, é muito importante. Porém, é vital mantê-los sempre atualizados, mês a mês. Você deve constar os pagamentos feitos e os recebidos.


Terceiro passo – Desenvolver o fluxo financeiro


A partir da leitura desses itens mês a mês, você deve desenvolver o seu fluxo financeiro. Como? Registrando o valor total de tudo o que foi pago e tudo o que foi recebido, podendo, ainda, dividir esse fluxo em fluxo financeiro previsto e fluxo financeiro realizado.


Quarto passo – Alimentar o fluxo financeiro


Seja de forma diária, quinzenal ou mensal, é importante manter o fluxo financeiro atualizado. O fazendeiro pode separar os dados dessa forma: saldo inicial, entradas, saídas, saldo operacional, que é obtido por meio do saldo entre entradas e saídas, e saldo final, que é a soma do saldo inicial com o operacional.

O CPT Softwares possui alguns softwares que poderão te ajudar no gerenciamento pecuário: o CPT Fazenda Agrícola - Software para Gerenciamento de Atividades Agrícolas, o CPT Fazenda Agrícola e Pecuária - Software para Gerenciamento Financeiro e Econômico de Atividades Agrícolas e de Pecuária em Propriedades Rurais e o CPT Fazenda Pecuária - Software para Gerenciamento de Atividades de Pecuária por Animal ou Lote. Investir em um software de gerenciamento é uma excelente opção para o fazendeiro manter todos os seus dados automatizados e poder controlá-los de forma mais prática.

 

 

 

Fonte: Farm News – farmnews.com.br


por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade