Requisitos para se tornar biólogo

Requisitos para se tornar biólogo

Para se tornar biólogo, o requisito principal é a formação em nível superior em bacharelado ou licenciatura. Para isso, são necessários 4 anos de estudos, práticos e teóricos, nas áreas de estatística, matemática, física e ciências, em universidade pública ou privada. Como licenciado, o profissional pode exercer a profissão como professor de Biologia, atuar como curador ou monitor de exposições científicas e desenvolver conteúdo especializado. Sendo bacharel, o biólogo pode realizar pesquisas, consultorias e desenvolver projetos ambientais.

O mercado de trabalho para o biólogo é bastante amplo. São mais de 90 áreas de atuação, reconhecidas pelo Conselho Federal de Biologia e distribuídas em três eixos das ciências biológicas. São eles: biotecnologia e produção; biodiversidade e meio ambiente; e saúde. Portanto, são inúmeras as oportunidades para o biólogo, sendo ele um dos profissionais mais procurados nos últimos anos, tendo em vista o acelerado crescimento das cidades e seu impacto no meio ambiente, além dos avanços tecnológicos na área da saúde.

Na área ambiental, o biólogo pode trabalhar em órgãos públicos e reservas ecológicas para executar programas de preservação do meio ambiente, com levantamentos de dados sobre a fauna e a flora local. Além disso, quem é formado em Biologia pode emitir relatórios de impacto ambiental para promover a recuperação ou revitalização de ambientes degradados pela ação do homem. Da mesma forma, pode realizar o gerenciamento costeiro para monitorar e controlar o uso do mar e do solo em regiões costeiras.

Outras áreas de atuação do biólogo envolvem microbiologia - estudo aprofundado de bactérias, vírus e fungos para desenvolver medicamentos; zoologia - pesquisa sobre animais e suas relações com o ambiente; biologia aquática – pesquisa sobre reprodução de organismos no mar ou em água doce; biotecnologia e genética - estudo e manipulação de organismos em laboratório; controle de pragas e vetores – aplicação de técnicas para controle de doenças; bioinformática – criação de programas de computador para pesquisas genéticas.

Independentemente da especialização do biólogo, para alcançar sucesso profissional, é necessário cumprir inúmeros requisitos. São vários os desafios para o desempenho das funções profissionais com competência e qualidade. Portanto, se você deseja ser biólogo, siga em frente e busque sempre o aperfeiçoamento profissional. Afinal, a Biologia traz um universo pleno de possibilidades e oportunidades.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Canal Rural.

Conheça os Softwares para Gestão Agropecuária.

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade