Saiba mais sobre manejo de irrigação

Saiba mais sobre manejo de irrigação

 

O manejo de irrigação tem como principal objetivo gerar maior rentabilidade para o agricultor, aumentar a quantidade e a qualidade da produção e determinar o volume de água a ser aplicado na plantação em um momento estrategicamente programado. Para isso, é essencial o acompanhamento de um profissional especializado e a adoção de uma tecnologia de irrigação que permita viabilizar o potencial de insumos - como fertilizantes, herbicidas e sementes.

No Brasil, muitos produtores adotam o manejo de irrigação simples, sem a ajuda de equipamentos nem o monitoramento de um especialista. Como resultado, os custos da produção aumentam, assim como o desperdício de água. Sem falar que a produtividade da plantação se vê comprometida, pelo excesso ou escassez de água. Por isso, é essencial escolher o manejo de irrigação mais adequado.

É importante ressaltar que os melhores manejos de irrigação são aqueles embasados nas condições atmosféricas, de umidade do solo e de água na planta. Os mais utilizados atualmente são o manejo de irrigação integrado (via solo e atmosfera), o manejo de irrigação via solo e o manejo de irrigação via atmosfera.

Manejo da irrigação integrado

O manejo de irrigação realizado via solo e atmosfera (integrado) é recomendado a todos os sistemas de irrigação e tipos de cultura. Por meio dele, as informações sobre clima e solo são aferidas e relacionadas ao estágio fenológico da cultura. Assim, é possível fazer uma recomendação mais precisa do volume de água necessário a todas as fases de desenvolvimento da planta.

O manejo de irrigação integrado é o mais avançado tecnologicamente. Trata-se de um sistema extremamente vantajoso, pois garante maior precisão na identificação e determinação do momento ideal para a irrigação, além de favorecer a adequação da lâmina de irrigação. É importante lembrar que a irrigação é realizada seguindo a evapotranspiração e é controlada com a ajuda de sensores de umidade instalados no solo.

Manejo de irrigação via solo

O manejo de irrigação via solo é recomendado a todos os sistemas de irrigação e tipos de cultura. Entretanto, o sistema de irrigação localizada (gotejamento ou microaspersão) é o mais indicado. Isso porque o turno de rega ocorre com maior frequência, o que mantém a umidade próxima à capacidade de campo com maior constância. Além disso, a implantação de equipamentos no solo ajuda a mensurar a disponibilidade hídrica ideal para a planta.

Trata-se de um sistema bastante vantajoso para o agricultor, pois mantém o teor de água no solo adequado, o que contribui com o desenvolvimento da cultura sem interferir nos tratos fitossanitários.

Manejo de irrigação via atmosfera

O manejo de irrigação via atmosfera também é recomendado a todos os tipos de cultura e sistemas de irrigação. Entretanto, os sistemas de irrigação por aspersão são os mais utilizados pelos produtores. Além de repor a água perdida pela demanda atmosférica do dia ou de dias anteriores à última irrigação, ele ajuda a contabilizar a quantidade de água a ser restituída ao solo (balanço hídrico).

Trata-se de um sistema amplamente difundido e vantajoso – em especial, para os grãos, pois permite o monitoramento eficiente das condições meteorológicas da região e seu impacto no consumo de água da planta por meio da evapotranspiração. Além disso, ele pode ser utilizado em várias culturas e fases de desenvolvimento da planta em um mesmo local.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Agrosmart.

Conheça o CPT Manejo de Irrigação - Software para Manejo de Sistemas de Irrigação, desenvolvido para auxiliar o produtor no manejo de sistemas de irrigação por aspersão convencional, localizada e pivô central.

Confira o artigo "Irrigação evita perdas na lavoura e mantém produtividade" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Softwares Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade