Segurança na operação de tratores agrícolas

Trator agrícola

Precauções de segurança

Os tratores são essenciais nas propriedades rurais que praticam atividades agrícolas, permitindo realizar o trabalho de força mais rápida e eficiente. Entretanto, são máquinas que podem causar graves acidentes ou danos materiais enormes caso não sejam operadas corretamente.

Confira algumas medidas de segurança ao lidar com esses veículos.

O trator

  • É necessário que o operador se familiarize com o painel de controle e comandos do trator antes de operá-lo, não deixando de ler todo o manual de instrução fornecido pelo fabricante.
  • É imprescindível o uso do cinto de segurança caso a máquina for equipada com Arco de Segurança ou estrutura de proteção contra capotamento (EPCC). Entretanto, caso o trator não possua esses dois elementos, nunca utilize cinto.
  • Para acessar a plataforma de operação do trator, suba pelo lado esquerdo e não se apoie no volante. Ao descer, saia de costas, segurando nos apoios e firmando os pés nos degraus.
  • Não suje os degraus, o apoio e a plataforma com graxa, lama ou qualquer outra substância escorregadia. Caso isso aconteça, limpe imediatamente.
  • Ao carregar passageiros no veículo agrícola além do operador, usar carretas ou plataformas para o transporte.
  • Não operar o trator caso este esteja sobrecarregado ou com implementos que não obedeçam às normas de segurança do equipamento.
  • Manter os decalques de segurança sempre limpos, legíveis, trocando-os em caso de danos.

 

Manutenção

  • Não realize manutenções com o motor do trator em funcionamento.
  • Jamais use equipamentos hidráulicos para suspender o trator a fim de realizar manutenções embaixo dele. Dê exclusividade aos calços reforçados para suportar o peso da máquina.
  • Nunca realize consertos nas mangueiras ou conexões do sistema hidráulico quando ele estiver sob pressão, ou com o motor em funcionamento.
  • Sempre que for preciso destampar o radiador quando o motor ainda estiver quente, seja o mais cuidadoso possível. Prefira esperar até que o motor esfrie, cubra a tampa com um tecido grosso e gire-a até o primeiro estágio para diminuir a pressão.
  • Não fume enquanto abastece o veículo, nem quando estiver mexendo no seu sistema de combustível e, ao abastecer, não o faça com o motor ligado.
  • A tampa do tanque de combustível deve estar sempre bem vedada, devendo ser substituída por outra original em caso de dano ou perda.
  • Ao mexer diretamente na bateria, não provoque chamas ou faíscas e não tenha contato com a solução, evitando derramá-la nas roupas e na pele, sob risco de queimaduras graves.

Para que sua propriedade conte com o melhor que a tecnologia pode oferecer, oferecendo maior lucratividade ao produtor, adquira os softwares da área de Gestão em Agropecuária do CPT Softwares. Com eles, você terá mais controle sobre seu negócio, tudo por meio de uma plataforma segura, eficiente e fácil de usar.

CPT Fazenda Agrícola e Pecuária - Software para Gerenciamento Financeiro e Econômico de Atividades Agrícolas e de Pecuária em Propriedades Rurais

CPT Fazenda Agrícola - Software para Gerenciamento de Atividades Agrícolas

CPT Fazenda Pecuária - Software para Gerenciamento de Atividades de Pecuária por Animal ou Lote

 

Fonte: Jornal Dia do Campo - diadecampo.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade