Softwares de receituários agronômicos proporcionam eficácia e segurança para os profissionais da área

 

A comercialização de produtos químicos utilizados na agricultura, vendidos aos produtores rurais com o objetivo de produzirem produtos com mais qualidade e de uma forma mais lucrativa, deve ser monitorada com muita responsabilidade social. Trata-se de uma questão de sobrevivência, uma vez que os agrotóxicos utilizados em nossas lavouras, para aqueles que ainda não têm ideia de seu potencial destrutivo, afetam  nossos recursos naturais, como água, solo e ar, interferindo negativamente na saúde da população, dos animais e, ainda, prejudicando a conservação e a preservação do meio ambiente. Sendo assim, é necessário que a comercialização destes produtos, diretamente ao produtor agrícola, seja feita mediante a apresentação de receitas agronômicas, devidamente emitidas por profissionais da área (engenheiros agrônomos, engenheiros ambientais e técnicos agrícolas ).

Atualmente, devido aos avanços tecnológicos, inclusive nos meios rurais, os receituários agronômicos estão sendo emitidos por meio de softwares, programas eletrônicos compostos por módulos capazes de oferecer uma infinidade de recursos, como a grande capacidade de coleta e armazenamento de dados e eficiente sistema de buscas, nos quais o profissional encontrará, por exemplo, soluções no combate a pragas e doenças. Também encontrará informações sobre espécies de plantas, insetos, doenças, pragas, agrotóxicos, culturas e princípios ativos, com dados provenientes de fontes oficiais, como Anvisa e Ministério da Agricultura. Com isto, os profissionais têm maior segurança para fazer o seu trabalho, resultando em maior eficácia e melhores resultados.

No acesso aos receituários agronômicos, é possível prescrever até quatro recomendações técnicas. O sistema disponibiliza um modelo padrão do documento necessário para o diagnóstico,  identificação do problema, área a ser tratada, entre outras especificações. No verso, encontra-se um texto informativo sobre as precauções e melhores formas para correção do problema.

Muitas vezes, o profissional não tem acesso, quando em campo, a alguma informação importante, como o nome científico de alguma espécie, por exemplo, para prescrever uma receita agronômica. Esse é um dos objetivos desse software, orientar na identificação de pragas e doenças da lavoura e contribuir com a escolha do melhor medicamento a ser utilizado, inclusive, auxiliando  na avaliação de substâncias com menor índice tóxico.

Por Silvana Teixeira.

Conheça o CPT Agropédia e Receituário - Software para Auxiliar na Identificação e no Combate a Pragas e Doenças das Lavouras.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade