Suínos: conheça as principais raças que garantem o sucesso da suinocultura

Suínos

O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de carne suína do mundo, de modo que, no primeiro trimestre deste ano, 10,46 milhões de animais foram abatidos (IBGE). Segundo informações do Ministério da Agricultura, Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os três estados sulistas do país são os maiores produtores nacionais.

A criação de suínos é um empreendimento que apresenta um retorno econômico muito bom para o produtor. Entretanto, uma das condições básicas para alcançar essa lucratividade é o negócio contar com mão de obra especializada para a realização do manejo.

Confira abaixo as principais raças da suinocultura no Brasil.

 

Landrace 

É a raça mais produzida no país, sendo caracterizada pela pele e pelagem finas e peso entre 200 e 300 kg dos animais adultos. O ponto de abate é por volta dos 6 ou 7 meses de vida, quando o leitão alcança aproximadamente 80 kg. 

As fêmeas da raça Landrace têm ótima capacidade reprodutiva e, por isso, são comumente usadas como matrizes.

 

Large White

O bom ganho de peso diário e o ótimo rendimento de carcaça são as características mais significativas dessa raça, a qual também apresenta uma capacidade reprodutiva significativa. Na produção industrial de carne suína, cruzar machos Large White com fêmeas Landrace é uma prática comum.

Os animais Large White são de grande porte e apresentam pelagem branca.

 

Duroc

A principal característica dessa raça é o expressivo ganho de peso diário, de modo que ao final do primeiro ano de vida, os machos já atingem aproximadamente 270 kg e, as fêmeas, 225 kg. Portanto, a raça duroc é principalmente explorada para a produção de banha e toucinho.

Os animais apresentam pelos avermelhados e são robustos, ágeis, flexíveis e fortes.

 

Pietrain

De pelagem branca com manchas pretas e boa capacidade reprodutiva, essa raça se destina, sobretuda, à produção de carne e toucinho. Sua conversão alimentar é bastante alta, ao passo que seu rendimento de carcaça é superior ao das raças Landrace e Duroc, a Pietrain.

 

Hampshire

Por volta do primeiro ano de vida, os animais dessa raça pesam de 200 a 300 kg, sendo, portanto, destinados, principalmente, à produção de carne fresca.

Os suínos Hampshire caracterizam-se pela pelagem curta e mesclada, os quais são pretos com faixa de pelos brancos na altura dos membros anteriores. A fecundidade das fêmeas costuma ser alta, sendo a média de 9 leitões gerados por prenhez.

 

Para aqueles produtores que desejam implementar novas tecnologias na sua propriedade, de modo a obter maior controle do negócio e alta lucratividade, o CPT Software desenvolveu o CPT Suínos - Software para Gerenciamento de Granjas de Suínos. Com ele, é possível gerenciar todo o manejo do plantel de suínos, seja por cabeça ou por lote.

 

Fonte: Successful Farming - sfagro.uol.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade