Agrotóxicos ilegais na mira do Disque-Denúncia

No Brasil, registrou-se um aumento significativo no número de apreensões de produtos agrotóxicos falsificados em 2010. Foto: Agrocim

A Polícia Federal, em conjunto com a Associação Nacional dos Distribuidores de Produtos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (SINDAG), registraram um aumento significativo no número de apreensões de produtos agrotóxicos falsificados em 2010.

Desde 2001, esses orgãos promovem a Campanha Nacional Contra Agrotóxicos Ilegais. Somente neste ano, a polícia já apreendeu 400 toneladas de produtos falsificados, um aumento de 7,58% em comparação com 2009. A campanha já traz resultados positivos: 656 suspeitos detidos, quase 40 condenados pela justiça e 375 toneladas de agrotóxicos incineradas.

Segundo Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV, o grande perigo da comercialização de defensivos ilegais é que não dá para identificar o que está dentro dos produtos falsificados e isso representa um grande perigo para os agricultores e para a sociedade. Ele orienta os revendedores a terem mais controle sobre os produtos, pois a comercialização de produtos falsificados está passiva de penalidades, como crime de sonegação fiscal e crime ambiental.

O serviço gratuito do Disque-Denúncia (0800-940-7030) têm ajudado o trabalho das autoridades, mas é preciso que as pessoas liguem e denunciem, caso vejam irregularidades nos agrotóxicos. Qualquer pessoa pode fazer a ligação e todas as informações são repassadas diretamente às autoridades policiais. O Disque-Denúncia também recebe ligações anônimas e não utiliza identificadores de chamadas.

A fim de auxiliar os profissionais das áreas agrárias a combater pragas e doenças das lavouras, o CPT Softwares desenvolveu o CPT Agropédia e Receituário. Considerado um compêndio agrícola, o software contém mais de 5 mil documentos sobre plantas daninhas, insetos, doenças, ingredientes ativos e produtos formulados. Todos os dados são provenientes de fontes oficiais como ANVISA e Ministério da Agricultura.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade