Black Friday - Todos os Softwares com 10% off

Como evitar falhas ao administrar uma pequena propriedade rural

 

 

A falta de planejamento pode tornar um grande empecilho para o administrador rural.

A falta de planejamento pode tornar um grande empecilho para o administrador rural.

Quem assume a administração de uma propriedade rural, precisa antes de começar a investir em alguma atividade, conhecer todas as características da propriedade. É fundamental entender do clima da região onde a propriedade está instalada. Conhecer o solo, a vegetação, os aspectos socioeconômico da região.

Para obter sucesso é importante fazer planejamento estratégico da propriedade, realizar um estudo de mercado e da propriedade, se informar sobre novas tendência, conhecer o perfil da possível clientela e além de tudo, saber o quanto será preciso investir para desenvolver determinada atividade.

A falta de planejamento pode tornar um grande empecilho para o administrador. Quem não segue um planejamento e não procura conhecer as características da propriedade tem grandes chances de ter prejuízos ao investir em uma atividade errada que no futuro não dará retorno esperado. O planejamento deve ser realizado com base em informações confiáveis e compatíveis com o tamanho da propriedade e a capacidade de gerenciamento do administrador rural.

Muitas vezes, o empreendedor rural conduz a administração da propriedade de acordo com seu instinto ou com base no sucesso de outros empresários rurais. Seguir o que o vizinho faz, nem sempre pode dar certo. É preciso levar em consideração as particularidades da propriedade e da gestão de cada um.

Outro erro que deve ser evitado é investir no produto que está com alta no mercado. Antes de começar uma atividade é preciso verificar se a propriedade tem condições de produzir esse tipo de atividade. Além de buscar conhecimento da técnica necessária para a produção.

Investir em um produto somente por causa da facilidade de encontrar os insumos também pode ser um erro. É preciso verificar se a propriedade tem a capacidade para desenvolver determinada atividade e se tem demanda suficiente para esse tipo de atividade.

Um erro muito comum é quando o novo proprietário rural pensa em investir na mesma atividade que o antigo empresário. É importante seguir um caminho que está dando certo, mas é preciso planejamento para saber se o caminho utilizado está dando certo realmente. É importante nesse caso, observar se você tem a mesma habilidade e técnica para desenvolver a atividade que o antigo dono.

A propriedade quando herdade da família precisa de um planejamento sério e cauteloso. Dar continuidade no trabalho que já é tradição familiar é importante, mas é preciso saber se terá condições e técnicas necessárias para gerir tal atividade com a mesma responsabilidade que os antigos donos. É importante também observar se a atividade exercida não está esgotada no mercado, verificar as condições de insumos para a produção está em alta etc.

 

 

Fonte: Livro - Administração da Pequena Empresa Rural.

 

 

 

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade