Governo irá retirar do mercado o agrotóxico metamidofós. A decisão publicada no Diário Oficial da União estabelece que o inseticida não poderá ser importado e produzido. O agrotóxico metamidofós é utilizado principalmente nas plantações de cana-de-açúcar, soja e algodão.
Após uma análise do produto o governo concluiu que os benefícios do inseticida não compensam os riscos à saúde. Portanto, o agrotóxico metamidofós, será retirado de forma programada do mercado nacional.
De acordo com Luís Eduardo Rangel coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o governo irá priorizar os defensivos menos tóxicos e que ao mesmo tempo sejam eficientes no controle de pragas.
Como forma de orientação aos revendedores e comerciantes, o Ministério da Agricultura irá publicar uma norma oficializando o cancelamento dos registros, dos pedidos e das autorizações de importação do agrotóxico.
O produtor rural deverá a partir de agora, optar por outros agrotóxicos autorizados pelo Mapa para a mesma finalidade atribuída ao metamidofós. Todos os agrotóxicos registrados para culturas nas quais o metamidofós é aplicado podem ser consultados no Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários.
CPT Agropédia e Receituário.
O software CPT Agropédia e Receituário auxilia o profissional a combater pragas e doenças nas lavouras. O Software possui mais de cinco mil documentos e mais de 140 vídeos-curos sobre: plantas daninhas, ingredientes ativos, produtos formulados, insetos, doenças, agrotóxicos.
O CPT Agropédia e Receituário orienta o profissional a identificar qual o melhor medicamento a ser utilizado na lavoura. Além disso, ele auxilia o profissional na comparação de um medicamento com outro, para avaliar qual o menos tóxico e qual irá agredir menos o meio ambiente.
CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76