Produção Integrada é regulamentada pelo Inmetro

 

 

Além das frutas, todas as cadeias produtivas poderão receber a certificação.

 

O Programa de Avaliação da Conformidade da Produção Integrada para todos os produtos do setor agropecuário no Brasil recebeu uma portaria que regulamenta a atividade. A portaria foi regulamentada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no dia 25 de novembro.

Os produtores que quiserem a certificação de produção integrada, podem certificar frutas e, também todas as cadeias produtivas. De acordo com a norma publicada, os agricultores que já eram certificados com a regra antiga terão um ano para se adequar às novas exigências.

A mudança irá facilitar o trabalho do agricultor. A partir de agora, qualquer produtor, seja pequeno ou grande, pode realizar a certificação em grupo. Outra novidade, o produtor não terá mais que pagar pelo número de série emitido pelo Inmetro, prática prevista no antigo regulamento.

O novo documento possui um passo a passo para que o produtor receba a certificação. As etapas da avaliação da conformidade, a relação dos documentos necessários, as empresas certificadoras e os detalhes do selo de identificação estão na portaria.

Todos produtos certificados pela Produção Integrada deverão possuir um selo de identificação da conformidade. O selo irá garantir que o produto é sustentável, respeita o trabalhador rural e é um alimento seguro. Todo o produtor é obrigado a fazer a análise de resíduos antes de receber o selo.

O que é Produção Integrada?

A Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) é um sistema baseado na sustentabilidade ambiental, segurança alimentar, viabilidade econômica e rastreabilidade de todas as etapas produtivas. O programa, iniciado em 2001, prevê a inserção de tecnologias que propiciem a certificação e elevem a competitividade dos produtos. Além disso, diminui o emprego de inseticidas e fungicidas, reduz os custos de produção e o uso de fertilizantes.




Conheça o programa CPT Agropédia e Receituárioprograma que auxilia no combate a pragas e doenças das lavouras.

 

 

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade