Administração: o que é B2B, B2C e B2B2C

Administrador

Se você trabalha com vendas, você sabe para quem vende? Para pessoas, para empresas ou para os dois? Entender e saber responder a essas perguntas é fundamental para que você possa planejar e definir as melhores rotas para conquistar os seus clientes. Em outras palavras, nos deparamos com um conceito básico de qualquer negócio: é preciso conhecer seu cliente para obter sucesso em suas vendas.

E é partindo desse princípio que chegamos às siglas: B2B, B2C e B2B2C. A primeira, “Business to business” diz respeito a vender entre empresas; a segunda “Business to Consumer), a vender para o consumidor final; e a última, “Business to business to Consumer”, é a venda feita tanto para empresas quanto para pessoas físicas. Entender essas siglas não é difícil, o ponto principal se concentra em entender o que elas representam e como elas devem guiar seu negócio, dado que cada uma dessas “opções” de público requer operações distintas para ele.

Um exemplo da venda B2B é o comércio atacado, para revendas ou como insumos para a cadeia produtiva de uma empresa. Já a B2C, poderíamos definir como o comércio varejista, quando o consumidor final é a pessoa quem compra.

No comércio B2C, o número de consumidores atingidos geralmente é maior, mas com um ticket médio menor e menor concorrência. Nesse comércio, o preço é um fator totalmente decisivo na hora da compra, dado que existem concorrentes com algum grau de qualidade semelhante.

O B2B, por sua vez, pode ter bem menos consumidores ou um consumidor que sustenta todo o negócio. Isso acontece porque o ticket costuma ser bem maior e os clientes são mais “fieis”, pois preferem manter uma relação comercial forte, com garantias de prazos e fornecimentos.

Obviamente, o marketing da sua empresa deve ser direcionado para o seu tipo de cliente. Clientes B2C geralmente exigem uma campanha de divulgação em massa, com a intenção de atingir um público maior. Já em B2B, as campanhas devem ser direcionadas e precisas, pois o seu comércio terá um custo mais elevado.

Por fim, não há uma forma mais lucrativa do que a outra. Escolher entre B2C, B2B ou B2B2C é uma opção particular e que irá requerer diferentes investimentos e estratégias. Cabe ao dono definir qual será melhor, de acordo com seus objetivos comerciais e com o mercado que deseja atingir.



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Fonte: Administradores – administradores.com.br


por Renato Rodrigues

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