Como a evolução tecnológica mudou a área de compras

Área de compras

Com o passar dos anos e o desenvolvimento de novas tecnologias, o mundo dos negócios está mais simplificado e as experiências de vendas já não são mais as mesmas. Isso porque, além da tecnologia, o perfil dos consumidores também mudou, o que acaba obrigando as empresas se transformar e inovar, para continuar competitiva no mercado.

Dentro de qualquer empresa o objetivo tem sido a redução de custos e ganhos de produtividade, índices que devem estar atrelados. Por conta disso, a área de compras é uma das mais importantes para os resultados financeiros de uma empresa, sendo muitas vezes negligenciada pelos gestores.

Por meio de novas ferramentas, como recursos de computador e inteligência artificial ou até novas metodologias, mais ágeis na gestão dos indicadores estão sendo adotadas por gestores, líderes e profissionais, de forma a aperfeiçoar o processo de compra. E o objetivo é atingir os índices mencionados acima.

A partir disso, muitas empresas estão passando por reestruturações, escolhendo profissionais capacitados e adotando novas tecnologias para favorecer esse cenário. Com a utilização de ferramentas adequadas, é possível promover a agilidade e simplicidade do processo, o que produz benefícios como respeito às melhores práticas de governança e o aumento da produtividade.

Essas mudanças têm impacto direto na relação dos compradores com parceiros e fornecedores:

Negociações estratégicas

A partir de tecnologias adequadas, é possível estruturar a troca de informações entre quem compra e quem vende, durante todo o processo, com algum marketplace ou com parceiros homologados da rede privada do computador. Com isso, torna-se possível solicitar informações, cotações e propostas de mercado, além de modalidades de leilões. Esse processo torna possível a definição do melhor fornecedor e também da melhor oferta.

Certificação e homologação

Com as novas tecnologias, se tornou mais fácil encontrar, validar e homologar parceiros. Ainda é possível organizar as informações por marcadores, o que dá uma visão ainda mais ampliada e detalhada de cada fornecedor e parceiro.

Redução de custos

Um dos grandes objetivos de qualquer empresa, a redução de custos pode ser feita com a adoção dessas novas tecnologias para a gestão de compras. Ações rotineiras como telefonemas, e-mails e digitação de informações podem ser feitas de forma automática, além de proporcionar uma melhora na relação com o fornecedor por conta da transparência no processo.

Mas, do outro lado existem alguns desafios que precisam ser superados para a implementação de novas tecnologias, como a cultura pré-estabelecida. Muitas empresas desconhecem e não sabem como a inovação tecnológica pode ser benéfica para a sua empresa, necessitando passar por um processo de convencimento.

 


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Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

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