Como colocar preço nos produtos de sua sorveteria?

Sorveteria

Quando se empreende no ramo comercial, seja qual for o tipo de investimento, chega um momento em que é preciso estabelecer um preço para os produtos que serão oferecidos aos clientes, pois somente definindo esse valor que será possível calcular os lucros que cada item vendido oferecerá ao estabelecimento. No caso de sorveterias, essa tarefa está ligada diretamente ao sucesso do negócio, pois cobrar mais caro do que o necessário ou o justo pode desencadear a insatisfação dos consumidores e, consequentemente, prejuízos.

Contudo, a fim de esclarecimento, é importante conceituar alguns aspectos financeiros importantes para a correta precificação dos produtos, tais como custo, margem de lucro e percepção de valor.

Custos

Valor gasto para obter o produto final, ou seja, pronto para ser entregue ao consumidor. Pode ser classificado como custo direto e custo indireto, de modo que o primeiro engloba o que o que é gasto para fabricar o produto ou para adquiri-lo de um fornecedor, incluindo as taxas tributárias, e o segundo são os gastos administrativos e despesas, como luz, água, internet, folha de pagamento, entre outros. 

Margem de lucro

Ao determinar o custo do seu produto por meio da soma dos valores diretos e indiretos, é preciso definir a margem de lucro, a qual é o percentual ganho sobre cada produto vendido a fim de remunerar o seu investimento. A margem de lucro é o dinheiro que “sobra” do valor arrecadado comercialmente pela empresa, depois de serem descontados os valores dos custos de produção. 

Percepção de valor

Está relacionado à imagem da empresa, a qual define sua importância e relevância junto ao público-alvo. Quanto mais efetivo for o marketing do seu produto, maior a percepção de valor sobre ele, o que pode ser considerado no momento de estabelecer o preço de venda.

Como calcular preço de venda

Para calcular o preço dos sorvetes, é preciso tomar por base os custos, a margem de lucro pretendida e os preços praticados no mercado.  Lembre-se que o preço de venda eventualmente é o segredo para o sucesso de muitos empreendimentos.

Utiliza-se o equilíbrio entre o resultado de duas equações para se definir o valor dos seus produtos:

1ª – Lucro (unitário) = Preço de venda que o mercado pratica – (Custo Variável + Despesas Comerciais + Parcela de Despesa Fixa).

> Ou seja:  (L = PVm – (CV + DC + DF)

2ª – Preço de venda desejado por você = Custo Variável + Parcela de Despesa Fixa + Despesas

Comerciais + Lucro.

Ou seja: (PVd = CV + DF + DC + L)

 

A diferença entre essas equações consiste no fato de que a primeira equação determina o valor que é fixado pelo mercado, o qual, se levado à risca, pode gerar dificuldades para cobrir as despesas do negócio, além dos custos variáveis, das despesas comerciais e ainda acumular capital de giro.

Para acompanhar o valor estipulado pelo mercado, é necessário manter baixas as despesas fixas. O ruim disso é a dificuldade em aumentar o preço dos produtos, uma vez que o mercado não aceitará. A melhor opção, então, será reduzir os custos e as despesas.

 Para que isso não ocorra, procure aplicar a fórmula “PV – CV – DF – DC = Lucro”. 

Conclusão

Com o preço de venda determinado, é estratégico comparar o seu preço de venda e o valor cobrado pela concorrência para avaliar se seu negócio está dentro da competição no mercado e a necessidade de ajustar a margem de lucro.

Existem estabelecimentos que pecam na qualidade e, por isso, um preço muito abaixo do concorrente para garantirem uma fatia do mercado. No entanto, isso é um erro, pois, com o passar do tempo, o consumidor acaba definindo suas prioridades, que sempre tende para o lado do melhor que pode ter, de modo que os prejuízos logo entrarão em cena.

Portanto, ofereça produtos de qualidade com preço justo.

 

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Fonte: Maroma – maroma.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

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