Como melhorar o desempenho da equipe de vendas

Como melhorar o desempenho da equipe de vendas

 

No concorrido mercado atual, para o melhor desempenho da equipe de vendas, o empresário deve garantir aos funcionários contínua qualificação profissional, para que eles proporcionem aos clientes atendimento de qualidade. Ao garantir uma boa experiência de compra aos consumidores, certamente eles voltarão a consumir na loja (fidelização alcançada). Como resultado, as vendas aumentarão (boa performance dos vendedores), assim como a rentabilidade do negócio (maiores lucros).


A importância do treinamento


O treinamento não apenas aprimora o desempenho dos vendedores, como também desenvolve suas habilidades e aumenta a sua determinação. Com isso, os resultados sempre serão otimizados. Por outro lado, quando a equipe de vendas não recebe capacitação adequada (muitas vezes, por contenção de despesas), a empresa não alcança o crescimento esperado (vendas estagnadas). Daí ser essencial a reciclagem da equipe.


O valor do planejamento estratégico


Da mesma forma, é imprescindível organizar a empresa em uma estrutura sólida, embasada em um bom planejamento estratégico, com metas claras e objetivas. Caso contrário, elas não serão compreendidas com facilidade. Para isso, um bom gestor é a peça-chave na definição de metas, na captação de recursos e na solução de problemas. Este é mais um passo para otimizar a performance da equipe.


A construção do vendedor profissional


A construção do vendedor profissional depende de quatro pilares. O indicador de resultados é o primeiro pilar - medido pela análise de desempenho do funcionário. Já o segundo é embasado no processo de vendas – como vender, quem é o comprador e como negociar. O pilar nº 3 é edificado nas competências em vendas – boa comunicação, bom networking, afinco comercial, espírito investigativo, disciplina, responsabilidade, ética, empatia, criatividade, engajamento e adaptabilidade. O último pilar se alicerça na motivação – dá impulso às vendas.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: administradores.com.br

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