Como organizar uma marcenaria

Ferramentas

Uma oficina de marcenaria, por sua natureza, é um ambiente confuso. Trabalhar em meio a tantas ferramentas, equipamentos de proteção, peças pequenas, como pregos, parafusos, porcas e arruelas, lápis, réguas, trenas e estiletes, matérias-primas e resíduo, tais como ripas, serragens, tocos, lascas de madeira, entre outros é muito complicado, e pode se tornar uma tarefa extremamente estressante dependendo do nível de organização do marceneiro.

A desorganização afeta demais a produtividade do negócio, pois, frequentemente, se perde muito tempo procurando algum objeto ou abrindo um espaço necessário na mesa ou em algum canto. Quando a oficina é improvisada em casa, seja usando parte da garagem ou de uma varanda nos fundos, ainda é preciso lidar, muitas vezes, com a reclamação (justificada) de familiares sobre a bagunça.

Saiba que algumas medidas simples podem ser tomadas para amenizar esse problema. A primeira delas, a mais simples, mas que faz toda a diferença, é delimitar exatamente qual o espaço você tem para utilizar. Isso é importante porque, muitas vezes, se divide algum galpão com alguém ou, como já dito, se aproveita algum espaço na própria casa. Sabendo a área exata que você poderá usar, é possível pensar melhor sobre a disposição do maquinário e dos objetos e, por que não, até erguer uma estrutura em volta para caracterizar melhor o ambiente como uma oficina, isolando-o e, assim, evitando que outras pessoas sejam afetadas pela sua atividade.

Definido seu local, é hora de dispor as ferramentas. A parede é muito útil: instale nelas prateleiras, painéis de ferramentas, ganchos e cestas organizadoras e aproveite para pendurar, em ordem, chaves de fenda, martelos, pincéis, serrotes e o que mais for possível. Muitos se esquecem do espaço vertical da oficina e por isso perdem a chance de trabalhar em um ambiente mais espaçoso. No chão, outros organizadores devem ser usados, como armários, estantes de aço, bancadas com painéis, divisões e gavetas, potes para se depositar os parafusos e pregos de acordo com seus diferentes tipos, estojos etc. Com uma simples busca na internet, você tira muitas ideias eficientes de organizadores feitos com materiais baratos e fáceis de encontrar.

Outra medida muito importante para conseguir mais espaço é se desfazer daquilo que você não esteja usando mais. Desapegue da ideia de que um dia aquele objeto quebrado ou aquele resto de material ainda possa ser útil e despolua o visual do ambiente. Também, determine um momento da semana para que a manutenção da organização seja feita, pois mais importante que colocar tudo em ordem é manter tudo em ordem. Por exemplo, toda segunda-feira de manhã, as duas primeiras horas do expediente serão utilizadas para a manutenção preventiva das ferramentas e para recolocar cada coisa em seu respectivo lugar.

Por fim, lembre-se que o gerenciamento do empreendimento também reflete no espaço físico do mesmo. Desse modo, busque manter os dados e os pedidos dos clientes em dia e o fluxo de trabalho em ordem. Para essa questão, o CPT Softwares oferece o CPT Marcenaria - Software para Gerenciamento de Marcenaria. Com ele, você terá uma visão muito mais ampla de seu empreendimento e muito mais controle sobre seus negócios.

 

Fonte: Arte da marcenaria moderna - artedamarcenariamoderna.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade