Dicas de controle de estoque de uma papelaria

Papelaria

Papelaria é um tipo de negócio que, para ter sua permanência no mercado garantida, um dos fatores que exige é uma boa gestão de estoque, não importa de é de pequeno, médio ou grande porte, já que trabalha com uma grande quantidade e variedade de produtos. O controle de estoque não é essencial apenas para que o estabelecimento consiga dar conta das demandas de mercado, mas também para que o negócio não acabe tendo prejuízos devido à perda de mercadorias mal armazenadas.


É preciso, portanto, ter uma boa estratégia de organização para que a reposição de mercadorias e aquisição de novos produtos sejam mais otimizados e para que não se perca de vista os itens com mais ou menos saída de acordo com a preferência dos clientes.


Confira algumas recomendações para o controle de estoque de uma papelaria.


Uso de identificações


O primeiro passo para a organização de um estoque é deixá-lo limpo. Após essa tarefa, é necessário separar as mercadorias por categorias e, a seguir, identificar item por item, a fim de que possam ser catalogados. Estabelecer um padrão para essas identificações é essencial para não correr o risco de gerar um estoque duplicado.


Identifique produtos parados


Após separar e etiquetar todas as mercadorias, é possível identificar aquelas que já estão fora de linha ou que têm saída baixa. Esse tipo de produto que fica parado em estoque gera prejuízos ao negócio, pois o dinheiro gasto na sua aquisição não foi recuperado com a venda, sem contar o lucro zero.


Apenas o controle eficiente permitirá reconhecer quais são esses produtos e tomar medidas em relação a eles, como aplicar ações de vendas especiais a fim de despachá-los. Além disso, reconhecer quais os itens de baixa saída evita a compra de outros semelhantes a eles, evitando ainda mais prejuízos.


Compras por impulso


Muitos estabelecimentos perdem a compra por impulso dos seus clientes ao perderem tempo buscando no estoque os produtos que não estão em exposição. Para evitar esse tipo de ocorrido, considere estas duas dicas:


1 – Solicite a outro funcionário para buscar a mercadoria para você, enquanto você atende o consumidor, de modo a não deixá-lo esperando e, durante esse tempo, repensar a compra.


2 – Deixe disponível pequenos estoques de produtos abaixo das prateleiras ou balcões para você pegá-lo no momento em que o cliente solicitar.


Compras X quantidades vendidas


Faça o controle das quantidades de mercadorias que forem compradas, bem como das quantidades vendidas. Dessa forma, as chances de acumular produtos ou ficar sem algum determinado são reduzidas.


Para facilitar a gestão do negócio, já existem softwares para gerenciamento que permitem organizar mais eficientemente as informações da empresa. O mais completo e seguro disponível atualmente no mercado é o CPT Papelaria - Software para Gerenciamento de Papelaria. Com ele, você terá um melhor controle da papelaria e informações confiáveis para a tomada de decisões para o desenvolvimento e ampliação do empreendimento.

Fonte: Boas vendas - Uatt? (boasvendas.uatt.com.br)


Por Bruna Falcone Zauza

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade