Dicas de empreendedorismo para uma marmoraria de sucesso

Mármore sendo cortado

Abrir um negócio próprio é uma das metas de vida de muitas pessoas. Seja por necessidade ou oportunidade, muitos investem no sonho da autonomia profissional, com horários mais flexíveis e menos cobrança.

Um ramo que tem apresentado ótimas oportunidades de investimento é a prestação de serviço especializado em ornamentação com rochas. O segmento de marmoraria, por exemplo, por mais que já esteja consolidado, sempre tem espaço para novas empresas que desejam inovar e garantir um serviço de qualidade.

Entretanto, muitos empreendedores acabam encerrando suas atividades nos primeiros anos de empresa por não estarem preparados para o mercado. Para que isso não aconteça, é preciso conhecer as habilidades inerentes do empreendedorismo e desenvolvê-las caso você não as domine.

Confira abaixo alguns aspectos importantes para você obter sucesso no seu negócio:

Saiba planejar

Reconhecer suas possibilidades, saber onde quer chegar e traçar metas para isso, sabendo revisar seus planos, reformular ideias e estratégias e adequar as medidas aos imprevistos e resultados é o que define a permanência do negócio no mercado.

Tenha iniciativa

Iniciativa é fazer acontecer. Para iniciar a empresa, é preciso investimentos de capital e tempo. Para manter a empresa, é  necessário investir em soluções e inovações. Ideias para melhorar uma empresa todos têm, mas coragem para executá-las ou dispensá-las, se for preciso, são para poucos.

Seja persistente

Problemas são recorrentes no ramo dos negócios e muitas medidas que precisam ser implantadas são difíceis de serem estabelecidas. Aquele que desanima facilmente perante uma adversidade não será um empreendedor de sucesso. É preciso insistir e ter confiança em uma ideia, especialmente no início, para que elas deem frutos.

Saiba lidar com riscos

O risco de fracasso existe em tudo na vida. Por já ter definido claramente aonde quer chegar e o que fazer para isso, o empreendedor tem melhores condições de driblá-lo. Seu trabalho, portanto, é justamente reconhecer os riscos, aceitá-los e estudá-los melhor do que ninguém.

Seja exigente

Exigir sempre o melhor trabalho, os melhores produtos e prestação de serviços e o maior comprometimento tanto de si mesmo quanto dos colaboradores. O empreendedor sabe que as metas só serão atingidas se guiadas a pulso firme, o que não quer dizer que a sensatez, cordialidade, compreensão e educação devam ser deixadas de lado.

Tenha comprometimento

Faça esforços para realizar seu sonho de abrir uma empresa e depois para garantir seu sucesso e consolidação no mercado. Chegue antes de seus funcionários e saia depois deles; cumpra sua palavra para com seus fornecedores e clientes; saiba realizar o serviço de todos para preencher as lacunas quando seu quadro de colaborados estiver desfalcado para não prejudicar os prazos combinados. A cultura popular diz que “o olho do dono é que engorda o porco” e não existe maior verdade que essa.

Seja interessado

Se importe com os clientes e com seus funcionários. Procure sempre se atualizar sobre as novidades do setor de marmoraria e nunca ignore as ações dos concorrentes. Se interesse por tudo que seja relacionado ao seu negócio.

Faça networking

Traduzindo ao pé da letra, network quer dizer “rede”. Fazer networking é fazer contatos e relacionamentos que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais. É criar sua rede de relacionamento profissional. Para isso, frequente eventos de capacitação, palestras, feiras e exposições para conhecer pessoas importantes.

Atualize seus conhecimentos

Fique atento às novas técnicas e produtos que surgirem no seu ramo. Faça cursos de especialização para aprender a desenvolver trabalhos diferenciados, pois assim você sairá à frente da concorrência e sempre terá inovação e qualidade para satisfazer os clientes.

Seja organizado

Mantenha sempre atualizado o cadastro de clientes e fornecedores e jamais confunda encomendas e serviços. Para ajudar você nesse quesito, o CPT Softwares tem a solução: CPT Marmoraria - Software para Gerenciamento de Marmorarias. Obtendo essa ferramenta, você estará garantido controle total sobre seu fluxo de trabalho e otimização dos processos e tarefas. Além disso, você sempre terá organizado os dados de comercialização, estoque e orçamentos da empresa, tudo por meio de uma plataforma rápida, segura e fácil de usar.

 

Fonte: Marmorarias do Brasil - marmorariasdobrasil.wordpress.com

Por Bruna Falcone Zauza

Salvar

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade