Dicas para plano de negócios de restaurantes

Dicas para plano de negócios de restaurantes

Antes de abrir um restaurante (ou qualquer outro negócio), cabe ao empreendedor elaborar o plano de negócios. Afinal, trata-se de um importante documento no qual são traçados todos os parâmetros concernentes ao novo negócio. Na verdade, ele é o projeto da nova empresa, com destaque às questões financeiras, gerenciais, operacionais e mercadológicas dos cinco primeiros anos do empreendimento.

Para ajudar você nessa árdua tarefa, separamos algumas dicas imprescindíveis a todo empresário que busca o sucesso. Lembre-se de que o êxito da empresa depende de um plano de negócios bem estruturado, com projeções e metas estrategicamente formuladas. Mesmo porque, por meio dele, o empreendedor avalia a viabilidade da empresa no mercado.

Escolher a modalidade do restaurante

Um detalhe bastante significativo, no plano de negócios, é a escolha da modalidade do empreendimento. No caso de restaurantes, quais os serviços você irá oferecer aos clientes? Fast food, food truck gourmet, self-service, restaurante tradicional, gastronomia internacional, alimentação funcional, alimentação orgânica, alimentação vegetariana, cervejaria, bistrô? Não se esqueça de que o investimento inicial será embasado no tipo de restaurante que você deseja montar.

Fazer projeções e traçar metas

Outro requisito essencial refere-se às projeções do negócio. Seu restaurante começará em sua própria residência com entrega de marmitas? Ou você partirá para algo mais desafiador, como um bistrô? Você planeja expandir os negócios futuramente? Abrir franquia? Fazer parcerias? Buscar investidores? Defina muito bem quais metas você deseja alcançar e quais os recursos que você poderá utilizar para chegar a seus objetivos.

Ter gosto e afinidade pelo negócio

Para montar um restaurante, primeiramente você deve gostar desse tipo de negócio. Da mesma forma, é necessário ter habilidade no setor de alimentação, além de conhecimentos sobre gestão de restaurantes. Uma sugestão é visitar empresas já estabelecidas no mercado, fazer perguntas, ver como funcionam os serviços de alimentação, entender como é a rotina dos donos de restaurante. Dessa forma, você ampliará sua visão para avaliar se isso é realmente o que você quer.

Definir a localização do restaurante

A localização do restaurante determina o perfil dos clientes que frequentarão o seu estabelecimento. Centros comerciais, por exemplo, chamam clientes de diversos perfis. Já locais próximos a escolas e universidades atraem jovens e professores. Na verdade, estabelecer o local de funcionamento do seu restaurante requer sabedoria e equilíbrio. Ainda que leve tempo para a decisão final, esta etapa deve ser minuciosamente planejada.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Ecomanda.

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