Dicas práticas de gestão e marketing para papelarias

Papelaria

A atual crise econômica está sendo sentida em todos os setores do mercado, de modo que as vendas e contratações de serviços têm fechado em queda quase todos os meses no cenário nacional. Para aliviar essa situação, é muito importante que os estabelecimentos planejem seu negócio e elaborem estratégias para buscar a preferência dos clientes e, consequentemente, sua fidelização.

No ramo de papelaria, é preciso que os gestores saibam direcionar suas ações para as necessidades de seu público-alvo e aproveitar, do modo mais eficiente possível, os períodos do ano mais favoráveis, tais como a volta às aulas. Confira algumas dicas para obter resultados positivos mesmo nos momentos de instabilidade.

 

Cuide muito bem da vitrine e da fachada da loja

Muitos empresários não dão o devido valor às suas vitrines e à fachada de seu estabelecimento. Desse modo, perdem uma chance enorme de promover a divulgação e propaganda de seus produtos de forma direta e, ainda, a papelaria não se destaca perante a concorrência, não se fazendo ser lembrada pelos clientes na hora das compras.

As principais falhas cometidas quanto a isso são:

  • Não realizar a manutenção constante da fachada e letreiros
  • Não cuidar da calçada em frente ao estabelecimento
  • Não organizar a vitrine de modo atrativo e a valorizar seus produtos
  • Amontoar produtos em demasia nas vitrines
  • Não promover a limpeza desses locais

 

Cuidar da ambientação da loja é fundamental

A papelaria é um tipo de empreendimento que conta com muitos produtos e precisa ter sempre um estoque bem completo à disposição e, por conta disso, muitas delas ficam apertadas e poluídas visualmente, dificultando a circulação das pessoas e o manuseio e análise dos itens. Esse congestionamento, associado, muitas vezes, à falta de iluminação adequada e pouca ventilação, faz com que os clientes se sintam pouco a vontade no recinto, apressando-se para sair do local, ou, pior ainda, evitem frequentar o estabelecimento, dando preferência à concorrência.

 

Inovar visando o público-alvo

Em épocas de crise, a inovação é um dos caminhos mais eficientes para driblar as dificuldades financeiras e não ficar no vermelho. Dessa forma, é preciso correr atrás de produtos diferenciados, de novos e melhores fornecedores e considerar ampliações, mas tudo seguindo um planejamento prévio eficiente para diminuir os ricos de insucesso.

A pesquisa de mercado é uma das estratégias mais efetivas para planejar as ações de negócio e encontrar possibilidades de inovação. Muitas vezes, ouvir o público permite identificar necessidades que os concorrentes ainda não conseguiram suprir e oferecer esse serviço ou produto diferenciado é o que colocará sua papelaria em evidência.

 

Organização administrativa e financeira

Para facilitar a gestão do negócio, já existem softwares para gerenciamento que permitem organizar mais eficientemente as informações da empresa. O mais completo e seguro disponível atualmente no mercado é o CPT Papelaria - Software para Gerenciamento de Papelaria. Com ele, você terá um melhor controle da papelaria e informações confiáveis para a tomada de decisões para o desenvolvimento e ampliação do empreendimento.

 

Fonte: Clube Sebrae – clubesebrae.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

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