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Fidelização de clientes - como fazer o cliente voltar

Fidelização de clientes - como fazer o cliente voltar

Para a fidelização de clientes, a empresa deve praticar algumas ações que garantam a sua satisfação e os faça voltar. Produtos diferenciados, atendimento de qualidade, entrega rápida, solução efetiva de problemas e preços acessíveis, todos são aspectos de fundamental importância para conquistar o público e superar as suas expectativas. É importante lembrar que novos clientes podem procurar sua marca por indicação de outros clientes. Afinal, não há nada mais vantajoso para um negócio do que a propaganda boca a boca.

Um atendimento só gera pontos a favor da empresa quando é realizado por pessoas bem treinadas e plenas conhecedoras do produto. Para isso, é imprescindível investir na capacitação profissional de sua equipe. Dessa forma, além de reter clientes antigos e captar novos, o empresário potencializa as vendas, o que aumenta a receita da empresa e fortalece sua marca no mercado.

Outro fator importante é em relação à entrega dos produtos. Quando o cliente recebe um produto bem antes do prazo determinado, ele se surpreende e se encanta com a empresa. Com isso, certamente se tornará um fiel cliente, além de recomendar a compra para familiares e amigos. Brindes-surpresa também atraem o público, em especial quem compra no e-commerce (comércio eletrônico).  
    
Por tais motivos, é muito importante conhecer a fundo os consumidores. De que maneira? Por meio de uma criteriosa pesquisa de mercado. Dessa forma, será mais fácil conhecer os hábitos dos clientes e entender seus principais gostos. Este é um elo que une a empresa ao público-alvo, pois a identificação do perfil dos clientes auxilia na elaboração de estratégias para melhorar o relacionamento entre empresa e cliente.

Outra dica bastante útil é acessar os fóruns e os blogs da internet e avaliar as tendências do mercado e quais os produtos mais procurados pelas pessoas. As redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, são excelentes “termômetros” para medir o que está no auge no momento. Além de acessar as redes, é primordial estabelecer contatos com as pessoas e criar vínculo com elas para ganhar a sua confiança.
 
Além disso, o contato com os clientes deve ser humanizado. Quando a empresa trata cada e-mail como um cliente em potencial, por exemplo, ganha a confiança e a atenção do receptor. Este é um meio bastante eficaz de otimizar as vendas e fidelizar o consumidor. Como resultado, a lucratividade aumenta, assim como o sucesso dos negócios.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Exame Abril.

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