Loja de roupas: como vender mais e fidelizar clientes

Loja de roupas: como vender mais e fidelizar clientes

Já foi o tempo em que vestimenta era uma questão de necessidade. O mundo mudou e, hoje, usar roupas é muito mais que isso, é se sentir belo, confortável, elegante. Não é coincidência que todos os anos, nas mais diversas regiões do país, em especial em São Paulo, acontecem eventos de moda monumentais. Eles atraem não apenas empreendedores da moda, como também clientes ávidos por novidades.

Atualmente, é importante que os empreendedores desenvolvam estratégias embasados nos consumidores da moda. Estes compram roupas e acessórios sem se preocuparem o quanto irão pagar. Mas há outros perfis de clientes tão importantes quanto os que seguem as tendências da moda. Na verdade, o empreendedor que possui loja de roupas deve saber como vender mais e fidelizar clientes dos mais diversos perfis.


Perfis de clientes da moda

De fato, conhecer o perfil dos clientes e focar as ações em seus hábitos de consumo é fator-chave, para alcançar sucesso no mercado da moda. Existem dois perfis de clientes que mais consomem roupas, os que gostam de seguir as tendências da moda e os que gostam de se vestir bem, com conforto, praticidade e economia. Sendo assim, é essencial que o empresário volte suas atenções principalmente a esses dois grupos.


Disposição das roupas na loja

Para atrair os clientes, disponha as roupas por cores e separe-as em calças, saias, bermudas, blusas, casaquinhos, macaquinhos. Os consumidores da moda gostam de lojas de roupas que organizam as peças, pois, assim, é muito mais fácil encontrar algo que os agrade. Mas não exagere, escolha apenas algumas peças com modelos diferentes. Dessa forma, os clientes visualizam todas as opções. Locais abarrotados de roupas poluem o ambiente e afastam os clientes.

Outra forma bastante prática de organização é setorizar as peças. Se a loja for ampla, disponha as roupas em setores: moda masculina, moda feminina e moda infantil. Não se esqueça de complementar com acessórios, bijuterias, bolsas, carteiras e óculos escuros.


Brindes e promoções

Ofereça descontos para quem comprar combos. Monte diferentes visuais nos manequins e precifique com valores mais baixos do que as peças vendidas separadamente. Outra opção é vender peças com um brinde exclusivo da loja. Os descontos progressivos também são uma boa estratégia para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Faça da seguinte forma: ofereça 10% de na calça e, com a blusa, ganhe mais 15% de desconto.

Lembre-se de divulgar as promoções em e-mails, site da loja (se houver) e redes sociais, como Facebook e Instagram. Ofereça descontos a quem marcar o maior número de amigos. Divulgue fotos com clientes, publique no perfil da loja conteúdo com dicas de moda, maquiagem e tendências do momento.


Softwares de gestão

Com o CPT Loja de Roupas e Calçados - Software para Gerenciamento de Loja de Roupas e Calçados, o empreendedor organiza a loja, controla todos os processos do empreendimento e otimiza os serviços prestados aos clientes da moda.

Fonte: programanex.com.br

Por Andréa Oliveira.

 

 

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