Quer investir em um bom negócio? Abra um Pet Shop

Quer investir em um bom negócio? Abra um Pet Shop
 

Gestão de pessoal, excelente plano financeiro, conhecer bem a clientela, otimizar os processos, divulgar a marca do Pet Shop e aprimorar os produtos e serviços são dicas de ouro para quem quer investir em um bom negócio e ter sucesso. Afinal, segundo pesquisas da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), este é um segmento em plena expansão. Segundo seus dados, em 2014, por exemplo, o Brasil tinha uma população de 106 milhões de animais de estimação, clientela mais que especial para este tipo de negócio. Veja, abaixo, com mais detalhes o que é preciso fazer para ter sucesso e prosperar no ramo:

1- Gestão de pessoas

Toda empresa é composta por pessoas e são exatamente elas os pilares de sustentação de qualquer investimento. Sendo assim, funcionários satisfeitos tendem a levar o Pet Shop às alturas, executando um trabalho bem feito, elogiando a organização como um todo e fazendo propaganda gratuita do seu local de trabalho. Portanto, tenha sempre o cuidado de tratar com respeito seus colaboradores, ouça-os quando manifestarem alguma crítica ou sugestão e faça o possível para solucionar qualquer problema levantado.

2- Plano Financeiro

Aprenda de uma vez por todas que não há empresa que prospere sem um excelente planejamento financeiro. Você tem de conhecer, e bem, todos os seus recursos, de onde eles vêm e onde aplicá-los corretamente. Para isto, faça um bom uso de planilhas, gráficos e crie relatórios que o indiquem quanto, quando e onde gastou seu dinheiro. Fazendo isto, você saberá o que mais lhe deu lucros, podendo aumentar a disponibilidade de produtos e, ou serviços aos seus clientes.

3- Otimização de processos

A tecnologia está aí e veio para ficar. Não há mais lugar no mundo para anotações em caderninhos ou rascunhos. Providencie para o seu Pet Shop programas de gestão que lhe permitam acessar os dados rapidamente, por exemplo, os dados dos clientes (endereço, número e tipo de animais de estimação, datas de compras de produtos e serviços, entre outros); estoque; lista de fornecedores. Lembre-se: se tempo é dinheiro para você, para a sua clientela é muito mais. Quanto mais perfeito o atendimento aos clientes, mais satisfação surtirá.

4- Divulgação da marca

As pessoas só se lembram daquilo que elas veem, portanto, faça a divulgação do seu Pet Shop de tempos em tempos. Não deixe sua marca enfraquecer no mercado, fortaleça-a com panfletos, folders, outdoors, entre outros. Como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio!

5- Atualização

Mantenha-se a para de tudo ao redor do seu negócio. Atualize-se constantemente, de forma a oferecer o que há de melhor aos seus clientes. Uma loja bem equipada, montada, com produtos e mão de obra de qualidade só tem a ganhar da concorrência.

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Por Silvana Teixeira.
Fonte: Ipê Tecnologia.

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