Varejo: saiba como lojistas podem inovar

Varejo

O varejo é quase sempre sinônimo de bons negócios, sendo um dos poucos setores que consegue se manter firme mesmo em tempos de crise. Com as novas tecnologias, ganhar espaço e aumentar as vendas se tornou mais fácil para os lojistas e o processo de compra também se tornou mais fácil para os clientes.

É comum pensar em tecnologia como algo acessível apenas a grandes empresas, mas algumas ferramentas disponíveis inclusive para as micro e pequenas empresas também podem ser úteis para facilitar o gerenciamento, como softwares ou sistemas de gestão operacional. Além de promover a redução de custos, também promove a otimização do tempo.

Isso porque a chave para aquecer as vendas encontra-se basicamente na ideia de inovação, atrelada a essa redução de custos. Enquanto a inovação tem o poder de atrair clientes, a redução de custos proporciona mais lucros.

No varejo há algumas tendências para a inovação. Confira:

Privacidade

Já é comum a prática de oferecer produtos, serviços e conteúdos específicos para os clientes. Com as tecnologias atuais, essa prática se tornou ainda mais viável e fácil. Porém, no meio desse caminho há um dilema: muitos clientes querem ter privacidade e não querem que seus dados sejam armazenados pelas empresas.

Por conta disso, é preciso que lojistas que pretendam continuar investindo em inovação façam a coleta dos dados de forma não invasiva e que seja útil para a empresa. A Lei Geral de Proteção de Dados já existe no país e obriga as empresas a garantir a segurança dos seus dados, sob pena de multas pesadas.

E essa proteção de dados, além de ser uma exigência legal, também é importante para garantir a confiança dos clientes.

Novas experiências: smartphones

Os smartphones são o grande boom da atualidade e acabaram transformando o jeito como as pessoas se relacionam com marcas e lojas. Mais do que para realizar compras, as pessoas também têm utilizado o celular também para localizar lojas e para auxiliar na experiência de compra.

Monitorar a atividade dos consumidores para adquirir informações importantes como os produtos mais visitados, pode ser extremamente valioso para os lojistas.

Omnichannel

O Omnichannel, de acordo com definição da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, é a orquestração entre todos os canais de comunicação de uma empresa com o cliente, para gerar uma experiência completa para o consumidor. Em outras palavras, consiste na integração da comunicação entre empresa e cliente com o objetivo de oferecer a melhor experiência de compra.

Esse conceito tem sido apontado como o futuro no varejo, ainda que pareça distante e um enorme desafio para os lojistas.

Há outras práticas simples que vêm sendo usadas no âmbito da experiência de compra, como o cross-channel, quando o cliente realiza a compra pelo site e pode retirar o produto na loja física. Essa e outras estratégias também são válidas, mas é preciso focar no objetivo principal: conquistar o consumidor definitivamente.



Conheça nossos Softwares da Área Gestão do Comércio:

CPT Loja de Celulares – Software para Gerenciamento de Loja de Celulares
CPT Loja de Roupas e Calçados – Software para Gerenciamento de Loja de Roupas e Calçados
CPT Loja Materiais de Construção – Software para Gerenciamento de Loja de Materiais de Construção

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade