Anabolizantes e outros produtos especiais só poderão ser vendidos através de receituário emitido por médicos veterinários

Compra de anabolizantes só poderá ser feita com um receituário controlado e emitido por um médico veterinário.

Compra de anabolizantes só poderá ser feita com um receituário controlado e emitido por um médico veterinário.

O Ministério da Agricultura e Pecuária com objetivo do inibir o uso ilícito de substâncias por humanos, publicou uma nova Instrução Normativa que estabelece procedimentos para a venda e prescrição de substâncias e produtos destinados ao uso veterinário.

A medida vai entrar em vigor após 180 dias de sua publicação, a partir dai, a compra de produtos veterinários, como é o caso dos anabolizantes só poderá ser feita com um receituário controlado emitido por um médico veterinário.

Para Benedito Fortes de Arruda, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a Instrução Normativa é uma importante conquista para a classe médico-veterinária que trabalha há anos para conseguir estabelecer o controle efetivo na comercialização desse tipo de produtos.

Segunda Arruda, através da correta prescrição, o médico veterinário, poderá proteger a saúde do ser humano, porque a venda indiscriminada de certas substâncias, como os anabolizantes, sempre foi uma preocupação, principalmente pelo uso ilícito.

De acordo com a publicação, 113 substâncias passarão a ser controlados entre eles, entorpecentes, psicóticos e anabolizantes. Os procedimentos estabelecidos na normativa deverão ser seguidos pelos fabricantes, manipuladores, comerciantes, distribuidores, importadores e exportadores na hora da comercialização, bem como os produtos que as contenham em sua formulação.

A receita veterinária deverá ser emitida em três vias e haverá padrão nos relatórios de movimentação de estoque. Os rótulos dos produtos também deverão conter um alerta sobre o risco de consumo desses produtos à saúde humana.

 

 

 

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade