Como montar um script de vendas

O script de vendas precisa conter informações objetiva, clara e que satisfaça as necessidades do cliente.

Um bom script de vendas precisa ter uma história de referência para despertar curiosidade e interesse do cliente. O objetivo é fazer com que seu cliente queira obter mais informações sobre o produto ou serviço.

O ideal é criar um script simples e objetivo. É importante evitar informações detalhadas para não cansar o cliente. Além disso, o comprador geralmente não tem muito tempo disponível para ficar ao telefone com um vendedor.

Portanto, o ideal é elaborar um script claro e objetivo, contendo as seguintes informações: breve saudação, identificação do vendedor, benefícios que a empresa e o produto têm proporcionado aos clientes, proposta de venda, diagnóstico das necessidades do cliente e apresentação de possíveis soluções. 

Tópicos importantes que devem ser destacados no script de vendas (PEREIRA, 2004)

- Defina o script pensando no poder de compra do cliente;

- Treine muito antes, tenha o script na ponta da língua, sem gaguejar;

- Reduza imediatamente qualquer ansiedade do cliente ao dizer logo no início do contato o que ele pode ganhar ao ouvi-lo;

- Demonstre seriedade e competência ao abordá-lo; 

- Tente colocar a porcentagem dos benefícios, caso os tenha. Por exemplo: "O software CPT Agropédia e Receituário ajudou o cliente "João" a reduzir 60% do tempo na identificação de um problema na lavoura e na prescrição de uma receita agronômica, pois o software o ajudou a encontrar soluções para o combate de pragas e doenças de forma rápida e prática."

Lembre-se que todo bom vendedor tem prazer em negociar – pelo ato de negociar. Então, aproveite o recurso do script de vendas para convencer seus clientes dos benefícios que os produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio trarão para eles e lucre ainda mais!

Por: Lucilene Fernandes

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