Plano de negócios: uma ferramenta de sobrevivência para a pequena empresa

 

 

Elaborar periodicamente o plano de negócios é uma das tarefas aconselháveis para garantir a sobrevivência da pequena empresa.

Elaborar periodicamente o plano de negócios é uma das tarefas aconselháveis para garantir a sobrevivência da pequena empresa.

 

Cerca de 27% das micro e pequenas empresas paulistas fecham as portas no primeiro ano de existência. O principal motivo é a falta de planejamento. Essa falha no gerenciamento do negócio pode prejudicar o desempenho da pequena empresa e, em alguns casos, levá-la à falência.

O planejamento inicial, antes da abrir o negócio, se dá através da formulação do plano de negócios. Ao contrário do que muitos pequenos empresários pensam, o plano de negócios não é uma tarefa complicada de se realizar. Ele deve ser simples e diretamente relacionado aos objetivos do negócio.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) define o plano de negócios como o documento que contém a missão, as metas e objetivos de um negócio e os passos para que esses sejam alcançados, diminuindo, assim, os riscos e as incertezas.

Dessa maneira, seu principal objetivo deve ser o de ajudar o pequeno empreendedor a pontuar os dados do empreendimento e o que será necessário para formalizá-lo. Ainda, ajuda a planejar onde o negócio estará localizado, quais recursos móveis serão utilizados para montar o layout (espaço físico) da empresa, a necessidade de pessoal e o plano financeiro.

O plano de negócios é um processo fundamental no início do negócio, mas também deve ser feito com certa periodicidade (semestralmente ou anualmente, por exemplo). Isso evita que o pequeno empresário se desvie dos objetivos iniciais do negócio ou utilize mal os recursos financeiros.

A fim de ajudar o pequeno empresário a formular seu plano de negócios, o CPT Softwares desenvolveu o Software CPT Planejamento. O software é gratuito, simples de instalar e usar e disponibiliza vários módulos para o registro dos gastos com o planejamento geral, de caixa e de custos que envolvem despesas com salários, aluguéis, matérias-primas, impostos, comissões de vendas, entre outros.

 

O programa também gera relatórios e gráficos com todos os dados registrados nos módulos, permitindo ao pequeno empreendedor obter uma visão geral do controle financeiro.

Clique aqui e baixe, gratuitamente, o Software CPT Planejamento.

 

 

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade