3 dicas para gerenciar bem o consultório odontológico

3 dicas para gerenciar bem o consultório odontológico

Para que os negócios prosperem e gerem bons resultados, é preciso uma boa gestão. Para isso, existem no mercado programas de gerenciamento de empresas excelentes. Um desses programas é o programa para administrar consultórios odontológicos, o CPT Dentista. O software proporciona tanto ao profissional como à sua secretária a otimização do tempo e a melhoria na qualidade dos serviços prestados ao paciente – o que aumenta a eficiência e a lucratividade dos negócios.

Dentre as principais funcionalidades do CPT Dentista, temos: gestão de dados - cadastro de pacientes, fornecedores, convênios, produtos, procedimentos e medicamentos; gestão clínica - anamnese, odontograma, receituário e condições gerais do paciente; gestão financeira - orçamentos, controle das movimentações de pacientes, crediário, consumo interno, caixa, banco e cheques.

Da mesma forma, com o software, o profissional tem acesso dinâmico a relatórios gerenciais - estoque, venda, compra, pagamento de fornecedores, perdas, curva ABC; e a relatórios operacionais - estoque mínimo, movimentação de cartão, crediários, cheques a pagar e a receber e relatório de consolidação. Além da agenda multiusuário, que permite o agendamento de consultas, retornos e compromissos pelo profissional dentista e por sua secretária.

Dica 1

Organizar bem os negócios é essencial para o pleno funcionamento da empresa e o seu rápido crescimento. Com todos os processos ocorrendo de forma equilibrada e organizada, é possível otimizar o tempo e melhorar o atendimento aos pacientes, assim como não sobrecarregar a secretária com tarefas que o próprio dentista pode fazer com o auxílio do programa - como cadastrar os clientes e adicionar dados importantes sobre cada um deles.

Dica 2

Outro aspecto fundamental para o sucesso da clínica odontológica é o treinamento dos funcionários. Quando um paciente é mal atendido no consultório, a tendência é que não volte mais ao local, além de fazer propaganda negativa da clínica. Por tais motivos, o dentista deve investir na capacitação de todos para que o atendimento seja de qualidade e a empresa se torne um diferencial no mercado.

Dica 3

Bons fornecedores também são fator-chave para garantir a reposição imediata dos produtos, assim como adquirir itens de qualidade e a preços justos. Como a clínica possui grande rotatividade de produtos e materiais odontológicos, é necessário que o profissional tenha uma lista dos melhores fornecedores da região. Assim, quando um não puder atender à clínica, o próximo da lista poderá suprir suas necessidades. E não se esqueça de fazer um bom controle de estoque para que nenhum item falte no consultório odontológico.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Blog Sorridents.

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