A técnica dos salões mais famosos do mundo conquistou as brasileiras e já faz parte do visual de muitas. Trata-se do bronde hair, nome que veio da aglutinação das palavras de origem inglesa “brown” (marrom) e “blonde” (loiro). Desenvolvida inicialmente para as morenas, a técnica de coloração surgiu para dar tons caramelo, mel e castanho dourado aos cabelos escuros; mas cai muito bem em cabelos claros. Enfim, ilumina o visual de todo tipo de cabelo, depende da nuance escolhida.
Na verdade, o objetivo é dar reflexos aos fios, mas de forma bem natural. E os resultados são incríveis! Inclusive já existem variações da técnica, como o bronde tartaruga e o baby bronde. A diferença dessa técnica em relação a outras – como ombré hair ou luzes californianas, é a durabilidade do efeito. O bronde hair conserva a cor natural dos fios sem a necessidade de retoques frequentes.
Como a técnica é feita?
A técnica usa uma mistura de tonalidades nas mechas, indo da raiz até a ponta dos fios. Dessa forma, eles dão um efeito leve e natural nas mechas. O melhor é que as clientes podem retocar a cada três meses, bem diferente das luzes tradicionais (retoques mais frequentes). Mas é necessário que a pessoa não tenha cabelos brancos, caso contrário o intervalo para retoque será mais curto.
Outro detalhe fundamental é a avaliação das mechas antes de submetê-las à técnica de coloração. Afinal, em qualquer tipo de procedimento químico, o bom profissional deve fazer uma análise minuciosa da saúde dos cabelos. Se eles estiverem muito maltratados, devem ser submetidos a tratamentos pré-química, até ganharem força e vitalidade novamente.
Da mesma forma, os cabelos com bronde hair devem ser tratados com técnicas como cauterização, queratinização ou hidratação profunda. Isso mantém os cabelos fortes e brilhantes. O uso de filtro solar também é uma ótima pedida para a vitalidade dos cabelos submetidos a esse tipo de coloração.
De acordo com a colorista Marília Tambasco, para dar um fundo quente à cor, o cabelo deve receber tinta marrom, para posteriormente ganhar reflexos dourados em vários pontos do cabelo. Mas é preciso cuidado para não alterar o fundo natural. Para isso, o marrom não pode agir por muito tempo nas mechas.
Muitas loiras também estão fazendo o bronde hair para amenizar o contraste entre a cor do cabelo e o tom da pele. Dessa forma, os reflexos realçam o visual, com um look elegante e moderno. O fato é que a técnica de coloração usada em atrizes como Jennifer Lopez veio para mudar a cabeça das brasileiras!
Para você gerenciar com eficiência todas as atividades desenvolvidas em seu salão, como os mais variados tratamentos feitos em clientes, sugerimos o CPT Salão de Beleza - Software para Gerenciamento de Salão de Beleza. Trata-se de uma plataforma para controle e gestão de empresas prestadoras de serviço de embelezamento e estética.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Extra Globo e UOL Chic.
CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76