Como montar uma gráfica rápida

Impressão

Criar impressos exige bastante criatividade e sensibilidade para captar a ideia do cliente e conseguir reproduzi-la visualmente. Para quem tem essas habilidades, empreender uma gráfica rápida é uma boa alternativa, pois, como todo negócio necessita divulgar seus produtos e serviços, a demanda por impressões profissionais é muito alta.

No ramo da comunicação visual, quanto mais ferramentas e softwares para desenvolvimento de layouts, desenho gráfico e edição você puder dominar, melhor, já que, assim, você terá mais condições de atender às expectativas dos clientes. Além disso, contar com recursos diversos permite a criação de produtos diferenciados, com efeitos inovadores e sofisticados, ideais para convites e cartões, por exemplo. Caso você não domine as habilidades necessárias para desenvolver produtos gráficos, mas mesmo assim quer investir na área, sendo responsável apenas pela administração, você deve optar pela contratação de designers gráficos competentes e qualificados.

Antes de começar a investir, busque, primeiramente, saber sobre o funcionamento, público-alvo, equipamentos necessários, entre outros aspectos. Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos aqui algumas dicas e informações. Confira!

 

Abertura do negócio e pesquisa de mercado

Embora haja pontos comuns na abertura de empresas de todas as áreas, é muito importante contratar consultoria especializada no ramo que você deseja. Mesmo que o valor cobrado seja bem maior, ainda valerá a pena, pois as informações recebidas servirão de base para todo o planejamento do negócio. Se possível, obter conhecimentos por meio de visitações e contato com gráficas já consolidadas no mercado também será muito útil.

Outra questão importante é estudar o seu público-alvo. Promova pesquisas de mercado para conhecer as necessidades dos consumidores e saber o que oferecer, no que investir e especializar e, acima de tudo, como inovar. Muitas vezes, ouvir o público permite identificar necessidades que os concorrentes ainda não conseguiram suprir e oferecer esse serviço diferenciado é o que te colocará à frente da concorrência desde o primeiro momento.

Os produtos desenvolvidos pelas gráficas podem atender a diferentes públicos. Com a pesquisa de mercado é mais fácil decidir se o trabalho será voltado apenas para alguns nichos de mercado específicos ou se será abrangente, atendendo a todos que quiserem encomendar os serviços de impressão para os mais variados fins.

Viabilidade do empreendimento

Depois de obter o máximo de informações possíveis com relação à burocracia fiscal e legal inerentes à abertura de uma microempresa e conhecer os pormenores do funcionamento e administração de uma gráfica rápida, é preciso analisar a viabilidade econômica do investimento.

Para tanto, registre e some tudo o que envolver dinheiro, como taxas para inscrição de pessoa jurídica, valor do registro de marca, preço de todos os equipamentos e materiais que serão usados, valor da locação do espaço comercial, valor a ser investido em publicidade e marketing, entre muitas outras coisas, para saber o capital inicial necessário. Analise se o negócio pode ser montado imediatamente ou se é preciso esperar mais um tempo para acumular mais recurso.

Montagem da gráfica rápida

Depois de todo planejamento elaborado e confirmado que é a hora certa para investir, é hora de começar a dar forma ao projeto. Adquira o maquinário específico, os equipamentos eletrônicos, as licenças para o uso dos softwares escolhidos, os móveis gerais, os materiais de impressão e escritório e proceda à contratação de funcionários de acordo com o tamanho da empresa. Ajuste tudo de acordo com a demanda inicial que você calculou na etapa de planejamento.

Desenvolvimento de produtos

Alguns produtos confeccionados por uma gráfica rápida são: flyers, banners, panfletos, convites para todos os tipos de eventos, cartões de visita, cartazes, folders, newsletters, mala direta, etiquetas, rótulos.

Conhecer os objetivos, as características e as especificações inerentes a cada gênero auxilia muito na hora de elaborar o seu layout.

Atendimento

Aqueles que procuram uma gráfica rápida geralmente já têm o projeto montado na cabeça e é exatamente por isso que você precisa adotar uma postura simpática e educada, pois muitas vezes, a ideia do cliente é inviável. Se você promover um atendimento atencioso, ele aceitará sua sugestão de alteração com muito menos resistência e o negócio será fechado sem problemas.

Organização administrativa e financeira

Para facilitar a gestão do negócio, já existe softwares para gerenciamento que permitem uma organização mais eficientes das informações da empresa. O mais completo e seguro disponível atualmente no mercado é o CPT Gráfica e Comunicação Visual - Software para Gerenciamento de Gráficas e Empresas de Comunicação Visual. Com ele, você terá um melhor controle do negócio e informações confiáveis para a tomada de decisões na abertura, desenvolvimento e ampliação do empreendimento.

 

Fonte: Novo Negócio - novonegocio.com.br/

Por Bruna Falcone Zauza

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade