Como reduzir os custos do meu motel e aumentar a lucratividade

Motel

Como o segmento de motéis cresceu bastante nos últimos tempos, a competitividade no setor tem se mostrando muito grande. Assim, um fator que faz toda a diferença para que o motel alcance destaque no mercado e bata a concorrência é o bom gerenciamento, pois apenas ele proporciona a organização efetiva do estabelecimento, característica tão prezada pelos clientes.

Além de conseguir controlar, organizar e inspecionar o trabalho realizado pelos diferentes setores do motel, como o de limpeza, atendimento, cozinha e segurança, a fim de manter um alto padrão de qualidade na prestação de serviço, uma administração eficiente busca meios de aumentar a renda do negócio. Em virtude disso, muitos gestores investem pesado em marketing, programas de fidelização, melhoramento das instalações, entre outras medidas, e acabam esquecendo que a redução de custos é uma das estratégias mais eficientes para aumentar os lucros.

Confira abaixo alguns procedimentos que podem ajudar muito a diminuir os gastos do estabelecimento.

Implantação de sistemas de autoatendimento

Uma vez que os motéis, usualmente, são 24 horas, a equipe de atendimento precisa marcar presença no estabelecimento o dia todo, pois não tem como deixar a entrada sem um atendente que monitore e coordene a chegada e saída dos clientes. Essa função demanda a contratação de um bom número de funcionários, os quais trabalharão escalados em turnos.

Com a instalação de sistemas de autoatendimento na entrada e saída do motel, o cliente terá mais autonomia ao fornecer e receber todas as informações necessárias ao check-in e check-out por meio de painéis eletrônicos e outras plataformas interativas, o que permitirá diminuir a quantidade de vagas de trabalho destinadas exclusivamente à recepção. Desse modo, os colaboradores podem ser aproveitados em outras funções, reduzindo os gastos com contratações.

Otimização do trabalho das camareiras

O trabalho das camareiras é fundamental para a qualidade do serviço de um motel, isso não há dúvidas. Em dias e horários de maior movimento, a presença delas em quantidade suficiente é obrigatória para dar conta de limpar e organizar as suítes com destreza e agilidade a fim de receber os próximos clientes. Entretanto, nas horas e nos dias de baixa taxa de ocupação, a ociosidade é praticamente inevitável.

Para evitar esse problema, gerenciar o tempo de atividade e ociosidade por meio de relatórios é uma medida eficiente para adequar a jornada de trabalho do cargo de acordo com as reais demandas. Dessa forma, é possível se certificar de que as camareiras estarão a postos nas horas mais requisitadas e, nos momentos de clientela baixa, evitar o desperdício de tempo e recursos.

Automatização elétrica

Economizar energia elétrica é a medida de redução de custos mais comum para qualquer pessoa ou empresa. Nos motéis, essa prática também é bem-vinda.

Há, no mercado, diferentes sistemas de acionamento e desligamento automático de lâmpadas e outros equipamentos eletrônicos que otimizam a utilização dos recursos elétricos. Basta analisar qual irá atender melhor as necessidades do estabelecimento e contratar empresas especializadas na área para a instalação de sensores e outros dispositivos.

Arquitetura e economia de energia

Um projeto arquitetônico que aproveita o máximo da luz natural ajuda a poupar inúmeras horas de consumo de eletricidade e muitos kilowatts deixarão de ser contabilizados. O valor gasto em reformas e com a contratação de um arquiteto com certeza será compensado com a economia nas contas de luz ao longo do tempo.

Uso de softwares para gestão

É possível adquirir programas de gerenciamento para auxiliar no trabalho do dia a dia do motel e, dessa forma, organizar as contas, estoque, cadastro de fornecedores, entre outros. Esse controle é essencial para não contrair multas por atrasos de pagamentos, para evitar desvio de materiais do motel ou perda de produtos por negligência dos prazos de validade, entre outros.

O mais eficiente e completo sistema disponível na atualidade é o CPT Motel - Software para Gerenciamento de Motéis, uma plataforma totalmente segura e fácil de usar que proporciona uma visão detalhada de todos os aspectos do negócio, facilitando a análise de resultados e tomada de decisões.

 

Fonte: Microtecs - microtecs.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade