Como se dar bem no mercado de oficinas mecânicas

Como se dar bem no mercado de oficinas mecânicas

O mercado de oficinas mecânicas tem passado por ótimos momentos nos últimos anos. Isso porque o consumidor consciente tem planejado melhor seus gastos, inclusive a troca de seu veículo. Atualmente, ele prefere os serviços de reparação em seu automóvel a comprar um carro zero. Portanto, vale a pena investir nesse negócio e se dar bem. Segundo José Paulo Albanez, consultor do Sebrae-SP e coordenador estadual dos projetos de reparação automotiva, mas é preciso agarrar as oportunidades do setor e encarar os desafios com resiliência e otimismo.

Capacitação profissional

O mercado sempre acolhe o profissional com melhor capacitação. Se a oficina mecânica conta com uma equipe especializada, certamente obterá destaque dentre as demais. A reparação automotiva com expertise em manutenção de ar-condicionado ou air bag, por exemplo, terá maiores chances de liderar o mercado. Se o atendimento for de qualidade, a probabilidade de sucesso ainda é maior. Portanto, vale a pena investir em especializações diferenciadas.

Captação de clientes

Todo empreendedor de oficina mecânica deve apresentar como principal característica a proatividade. Agir além do esperado não apenas surpreende sua equipe como também seus clientes. É vital deixar sua marca no mercado, para tornar seu negócio visível e atrair um número ainda mais significativo de clientes. Oferecer brindes (com a logo da empresa) e dar descontos para pagamentos à vista são estratégias simples e eficazes para captação de clientes.

Novas tecnologias

Segundo Albanez, é preciso que o empreendedor de reparação automotiva se mantenha por dentro das novidades tecnológicas. Já foi o tempo em que o profissional da oficina mecânica avaliava o defeito do carro pelo ruído. Da mesma forma não é mais vantajoso faturar sobre as peças, pois já existem novos players com itens bem mais em conta. Os lucros devem incidir nos serviços.

Valorização da equipe

É de fundamental importância que o dono da oficina mecânica esteja seguro em relação à sua equipe. Capacitar um funcionário não significa perdê-lo para a concorrência nem o tornar seu concorrente. Se o profissional possui especialização e é excelente no que faz certamente sua oficina será produtiva e rentável. Além disso, é essencial valorizar a equipe e garantir a todos boas condições de trabalho.

Fidelização dos clientes

Quando o atendimento é de qualidade e os serviços realizados com excelência, as expectativas do cliente vão além do imaginado. Essa ótima experiência faz com que ele volte a procurar sua oficina e indique amigos e familiares a fazer o mesmo. Trata-se da fidelização, alcançada por mérito seu e de seus funcionários. É imprescindível dar valor à boa comunicação com os clientes e à transparência na realização dos serviços prestados.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista PEGN.

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