Descubra como melhorar as entregas em domicílio

Descubra como melhorar as entregas em domicílio

Dados coletados pelo Sebrae indicam que as entregas em domicílio são realizadas por 50% das lanchonetes e dos restaurantes, que recebem consultoria do instituto. É importante destacar que o serviço delivery dessas empresas é terceirizado para garantir aos clientes maior agilidade, comodidade e conveniência. Dos empreendimentos submetidos a estudo, 12% são lojas virtuais, ou sejam, atendem os clientes apenas no universo online.

Embora a devolução das entregas seja um ponto negativo para as empresas que adotam o delivery, o impacto no faturamento dos negócios é significativamente baixo. Geralmente, as devoluções ocorrem por não identificação do endereço de entrega (31%), erro no pedido do cliente (28%) e longo tempo de espera ou trote (27%). Tais falhas comprometem a imagem da empresa e, portanto, devem ser corrigidas.

Quando o sistema delivery funciona com eficiência, além de proporcionar ao cliente uma ótima experiência, a empresa consegue sua fidelização e aumenta o faturamento com as vendas. Mas como melhorar as entregas em domicílio para garantir qualidade no atendimento?

Cadastro do cliente

Finalmente, você resolveu adotar o sistema delivery para ampliar as vendas e o faturamento do negócio. Assim que a empresa atender o cliente pela primeira vez, é imprescindível realizar o seu cadastro no sistema para posterior identificação. Todas as informações necessárias devem ser registradas - como endereço, celular para contato, nome completo, data de aniversário, profissão e outros.

Cobrança da taxa

Antes de começar o sistema de entrega em domicílio, mapeie a região a ser atendida pela empresa. Com isso, a cobrança da taxa não será absurda. Dependendo do lugar, nem é necessário realizar essa cobrança. Com isso, mais clientes farão pedidos em sua empresa e o faturamento aumentará significativamente. Mas é essencial informar ao cliente o valor da taxa quando do recebimento do pedido.

Equipe de entrega

A equipe de entrega é fator-chave para a construção de um bom relacionamento com o cliente. Independentemente de serem funcionários efetivos ou profissionais terceirizados, é impreterível oferecer um serviço de qualidade. Para isso, o treinamento profissional é uma excelente e promissora estratégia. Outro fator de grande relevância é determinar um tempo para a entrega de acordo com as particularidades do negócio.

Agilidade na entrega

No caso de delivery de comida, a agilidade na entrega é determinante para manter a qualidade dos alimentos do preparo até a casa do cliente. Afinal ninguém espera receber um prato de lasanha frio, ou batatas fritas murchas não é mesmo? Além de apresentarem um visual apetitoso, os alimentos devem chegar quentinhos e intocáveis. Para preservar a comida durante todo o percurso até o cliente, as embalagens devem ser resistentes com o objetivo de reduzir os impactos no trajeto.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista PEGN.

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