Dicas de como administrar uma oficina automotiva

Oficina mecânica

Em busca de mobilidade, conforto, praticidade e segurança, o brasileiro tem apostado na aquisição de automóveis como uma forma de fugir dos transtornos inerentes ao setor de transporte público do nosso país. No ano passado, o relatório do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores – revelou que havia em circulação no Brasil aproximadamente 42,87 milhões de automóveis entre carros, veículos comerciais e caminhões, número que, pelas estimativas, tende a crescer cada vez mais.

Dados como os dessa pesquisa provam o quanto o mercado está propício para o segmento de oficinas automotivas, pois, quanto mais carros na rua, maior a demanda por consertos, reparos e revisões. Entretanto, é preciso que os gestores tenham cuidado para não se empolgarem demais com o momento favorável e, assim, sobrecarregarem a rotina de trabalho.

Confira algumas dicas com as melhores práticas para administrar a sua oficina!

Atenção ao caixa

A entrada e saída de dinheiro, à qual se dá o nome de fluxo financeiro ou fluxo de caixa, é algo natural de todo negócio. Todavia, é preciso que os gestores saibam administrar essa movimentação do capital para não haver desequilíbrio no caixa da empresa, o que acarreta endividamento.  Desse modo, todos os gastos fixos e variáveis, ou seja, todos os gastos do café oferecido ao cliente à compra de novos equipamentos, ou do produto usado para limpar o chão até o pagamento dos salários dos funcionários, devem ser controlados. Isso que permitirá avaliar os ganhos reais e traçar metas a médio e longo prazo para expandir, melhorar e dar continuidade ao negócio.

Aposte na relação com o cliente

Os clientes sabem que a manutenção e reparo do seu carro serão atividades regulares, isto é, são serviços que sempre precisarão ser contratados, por isso, a maioria prefere que seu veículo seja entregue todas as vezes aos cuidados do mesmo profissional, já que este conhecerá o histórico de revisão, consertos, entre outros aspectos. Entretanto, engana-se quem pensa que o cliente se fidelizará a qualquer mecânico. A confiança e a preferência sempre recaem sobre os estabelecimentos que, além de compromisso e capacidade técnica, oferecem bom atendimento e relacionamento com o público.

Não misture finanças

Mesclar a conta pessoal com a conta empresarial é uma falha muito comum aos donos do negócio. Ao fazer isso, o lucro nunca vai aparecer, o que impossibilita a organização do capital de giro, investimentos e, consequentemente, o crescimento do negócio. Defina um pró-labore justo para você e os demais sócios, considerando o valor do trabalho de cada um, para que esses custos possam ser devidamente contabilizados e não causem desequilíbrio financeiro.

Se faça presente

Aposte no marketing, tanto o digital quanto o tradicional, para aumentar sua visibilidade e fazer com que o nome de sua empresa seja sempre o primeiro a ser lembrado pelos consumidores. Uma boa divulgação voltada para seu público-alvo aumenta significativamente a captação de novos clientes.

Relacionamento com fornecedores

Os fornecedores de mercadorias do estabelecimento também devem ser alvo do bom atendimento e compromisso. Manter os acordos e pagamentos em dia e sempre recebê-los cordialmente, oferecendo um ambiente agradável à sua chegada, é uma ótima estratégia para conseguir descontos, melhores condições de pagamento e promoções exclusivas.

Use a tecnologia para facilitar o dia a dia

No mercado, existem muitas opções de softwares que auxiliam na gerência do empreendimento. A melhor opção para quem é do segmento de oficinas é adquirir o CPT Mecânica de Veículos - Software para Gerenciamento de Oficinas Mecânicas e Lojas de Peças. Por meio de um sistema completamente seguro e fácil de usar, essa plataforma permite organizar os dados e fornecer relatórios para direcionar as tomadas de decisões referentes às compras, vendas, prestação de serviços, controle de estoque, comissão de vendedores, retenção de clientes e saúde financeira da empresa.

Administrar uma oficina automotiva é, certamente, um desafio, mas com a ajuda de uma ferramenta completa como a oferecida pelo CPT Softwares, uma das empresas mais respeitadas no ramo, as chances de sucesso do negócio são muito maiores.

 

Fonte: Chiptronic - chiptronic.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

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