Dicas para economizar no canteiro de obras

Dicas para economizar no canteiro de obras

Um bom gerenciamento de obras garante agilidade dos processos, organização dos serviços e economia na construção. Trata-se de uma atividade complexa, que exige do gestor habilidades em gestão de materiais, supervisão de operários e planejamento de obras. Com o CPT Obras - Software para Gerenciamento de Obras, os administradores do setor de construção civil encontrarão maior facilidade na gestão das obras, principalmente no controle financeiro de obras em execução e as já realizadas.

Organização = agilidade

Além de softwares para monitorar as finanças, para organizar melhor o canteiro de obras, é preciso planejar uma área específica para o estoque mínimo de materiais e equipamentos, bem como traçar rotas para o trânsito de insumos e corredores de passagem. Não podemos nos esquecer da área para recebimento de novos materiais e de um espaço próprio para o descarte de entulhos. Com isso, os operários trabalham com maior fluidez, o que possibilita o término da obra no prazo determinado.

Quando uma obra atrasa, aumentam-se os gastos com a contratação de mão de obra, sem falar que alguns contratos preveem multa por atrasos, ou seja, mais custos extras. Portanto, o cumprimento criterioso dos prazos é fator-chave para economizar. A organização dos materiais também garante economia, pois evita que estes sejam deslocados a todo momento, o que pode causar danos e perdas para a empresa construtora.

Boa gestão = produtividade

Independentemente do tamanho da obra, todos devem seguir o projeto para definir as prioridades e evitar desperdícios. Uma gestão realizada por alguém capacitado e competente permite maior harmonia e eficiência no canteiro de obras, além da movimentação de materiais e equipamentos de forma planejada. Com isso, evitam-se perdas desnecessárias de materiais e insumos. Sem falar que os equipamentos e ferramentas passam a ser utilizados com segurança e sabedoria, o que reduz o tempo de montagem e aumenta a produtividade.

Sistema just in time = não ao desperdício

Uma alternativa para economizar e não desperdiçar materiais é adotar o sistema just in time. Por meio dele, compram-se os materiais, aos poucos, conforme a demanda e as exigências da obra. É importante lembrar que, no setor de construção civil, muitas vezes, ocorrem mudanças no projeto, o que gera perdas de materiais e, consequentemente, prejuízos à empresa construtora.

Entretanto, para que o just in time gere bons resultados, é imprescindível escolher fornecedores próximos à obra, que sejam idôneos e sigam o acordado no contrato. Dessa forma, os prazos serão cumpridos, os serviços alcançarão bom padrão de qualidade, os operários terão maior produtividade, os desperdícios não mais ocorrerão e a empresa terá maior economia no canteiro de obras.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Awa Comercial.

Confira o artigo "Cronograma de obras e sua importância para a execução do projeto" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

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