Dicas para gerenciar seu hotel com sucesso

Recepção do hotel

A cada ano, podemos observar um crescimento expressivo da atividade turística, tanto no Brasil como no resto do mundo. Esse fato tem contribuído muito para que o setor de prestação de serviços de hospedagem desponte como um dos segmentos mais lucrativos, abrindo espaço no mercado para as mais variadas categorias de hotéis e pousadas.

É importante salientar que, por interagir com muitos outros setores, como transporte, lazer e alimentação, o negócio hoteleiro é afetado por muitas variáveis, o que exige atenção às possíveis transformações econômicas e ao ambiente mercadológico ao redor. A concorrência acirrada, a modificação dos hábitos dos clientes e a globalização são desafios a serem enfrentados pelos hotéis, mais especificamente pelos seus gestores, os quais devem buscar informações que contribuam para o planejamento e a definição dos objetivos da empresa. Confira abaixo algumas dicas simples, mas eficazes, para o sucesso da administração desse tipo de empreendimento.

Invista no diferencial

Contar com diferenciais na prestação do serviço ou na estrutura do estabelecimento é a melhor estratégia para bater a concorrência e atrair a preferência dos clientes. Algumas medidas interessantes são:

- adequar o hotel para receber hóspedes com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio da implantação de rampas e elevadores em toda a sua área e adaptação dos quartos, banheiros, corredores, restaurantes e garagens para que qualquer um, sem distinção, tenha facilidade de acesso às diversas dependências do estabelecimento.

- incentivar os funcionários, principalmente aqueles que lidam diretamente com os clientes, como recepcionistas, motoristas e garçons, a estudarem os idiomas correspondentes aos públicos estrangeiros frequentes. Para isso, a administração pode estabelecer convênios com escolas de idiomas ou oferecer bolsas e auxílios para estudo aos cargos que mais requerem o conhecimento de outras línguas.

- não limitar o restaurante exclusivamente aos hóspedes. Abri-lo ao público externo e torná-lo a referência gastronômica da região é uma ótima estratégia para atrair clientes corporativos, difundir ainda mais a marca da empresa e aumentar significativamente a rentabilidade do negócio.

Seleção e manutenção da equipe de trabalho

O gerenciamento de um hotel exige extrema organização, a qual é alcançada mais facilmente quando se dispõe de colaboradores capacitados e que verdadeiramente vestem a camisa da empresa.

Para isso, é necessário, em primeiro lugar, que a gerência invista tempo e recurso suficientes na seleção de pessoal. A coleta de referências, realização de entrevistas bem elaboradas e a aplicação de testes psicológicos e de habilidade são fundamentais para evitar problemas futuros com funcionários despreparados ou sem o perfil profissional adequado.

Em segundo lugar, os novos colaboradores devem ser submetidos a um treinamento efetivo para aprenderem as peculiaridades do ofício, absorverem a cultura da empresa e conhecerem os padrões de qualidade e quantidade exigidos pelo hotel, pois só se pode exigir excelência depois que todos os aspectos relevantes para o exercício do cargo forem ensinados. O gestor que pula a etapa de treinamento de seus funcionários terá que arcar com os prejuízos e consequências de um serviço mal executado.

Por fim, a valorização da equipe por meio de uma relação trabalhista legal, da remuneração justa, do tratamento digno e do reconhecimento do trabalho será a responsável por evitar a rotatividade no quadro de funcionários da empresa e por criar um vínculo de respeito mútuo entre empregado e empregador. Só assim a equipe se esforçará para entregar sempre o melhor serviço possível.

Atenção aos feedbacks

Os administradores precisam saber ouvir o que os clientes e os próprios funcionários têm a dizer sobre o funcionamento e o ambiente do hotel. Implantar o hábito do diálogo é extremamente saudável para o sucesso do negócio.

Realizar pesquisas de satisfação aos clientes no ato do checkout e realizar reuniões periódicas com a equipe são apenas algumas sugestões para saber como anda a impressão que o hotel transmite e para colher dicas e ideias construtivas.

Nada é tão bom que não possa melhorar

Investimentos constantemente podem ser feitos para tornar o atendimento ao cliente mais completo, melhorar a limpeza e apresentação visual do estabelecimento, inovar a programação, aprimorar o espaço físico e o conforto oferecido, entre outros. Fugir da comodidade é a dica de gestão mais valiosa.

Use a tecnologia para simplificar o dia a dia

A principal proposta dos recursos tecnológicos é facilitar as metodologias e execução de tarefas, mesmo que no setor de hotelaria. Nesse contexto, o CPT Hotel e Pousada - Software para Gerenciamento de Hotel e Pousada é a ferramenta mais completa disponível atualmente no mercado. Com ele, a organização das atividades diárias e o controle dos processos financeiros do estabelecimento de hospedagem são garantidos, tudo por meio de uma interface simples e completamente segura.

 

Fonte: CheckList Fácil - checklistfacil.com

Por Bruna Falcone Zauza

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