Dicas para o bom gerenciamento da mão de obra

Mão de obra

Um dos principais motivos do sucesso de um empreendimento é o gerenciamento eficiente da mão de obra. O nível exemplar de organização estabelecido por meio dessa gestão cria um ambiente favorável à concentração e realização das atividades laborais, elevando, naturalmente, a produtividade dos operários.  Além disso, a administração do quadro de colaboradores também propõe maior seriedade e controle do processo de seleção e treinamento dos funcionários, evitando, dessa forma, acidentes ocasionados pelo despreparo e incompetência da equipe de trabalho.

Devido a tais importâncias, separamos aqui algumas dicas para aprimorar o gerenciamento da sua mão de obra. Confira!

  1. Conte com um processo de seleção adequado

Apenas funcionários capacitados têm condições de entregar resultados de acordo com o padrão de qualidade exigido pelos clientes. Mesmo assim, não é raro depararmos com gestores que não despendem a atenção e esforços necessários ao processo de seleção de novos colaboradores.

A coleta de referências, realização de entrevistas bem elaboradas e a aplicação de testes psicológicos e de habilidade são fundamentais para evitar problemas futuros com funcionários despreparados ou sem o perfil profissional adequado.

  1. Invista na comunicação interna

Para uma boa gestão, é preciso saber ouvir o que os funcionários têm a dizer sobre o funcionamento e o ambiente de trabalho e mantê-los sempre informados sobre as diversas decisões tomadas que podem afetar diretamente seu modus operandi. Implantar a cultura do diálogo é extremamente saudável para o progresso do negócio porque o fluxo de informação previne erros, combate conflitos internos e cria uma atmosfera de confiança e respeito.

  1. Atenção ao RH

O planejamento de recursos humanos evita possíveis desfalques de mão de obra ocasionados por licenças, demissões, férias, entre outros. Também ajuda a definir as escalas de trabalho, os papéis e responsabilidades de cada função e os regimentos internos.

A desorganização nesse sentido pode prejudicar o prazo de entrega de produtos ou serviços e afetar negativamente a lucratividade do empreendimento.

  1. Forneça feedbacks

Informar os funcionários sobre seus acertos, erros e desempenho é a chave para que eles possam adequar continuamente seus hábitos e comportamentos. Isso propicia a otimização dos métodos de trabalho e aumento da qualidade do serviço de um modo geral. Entretanto, o feedback não é para ser dado de qualquer maneira, com riscos de o colaborador se ofender ou se autodepreciar. Como a intenção é buscar melhorias, não julgar ou acusar ninguém, é preciso medir as palavras e equilibrar críticas e elogios.

  1. Use a tecnologia a favor do crescimento do negócio

Para o bom funcionamento de uma empresa, a administração precisa dar conta dos aspectos de produção, de venda, de mão de obra, financeiros, fiscais e tributários, além de não se esquecer das estratégias de captação e fidelização de clientes. A chance de se dar menos atenção a um setor e mais importância para outro é enorme, o que é compreensível, mas absolutamente inadmissível.

Pensando nisso, o CPT Softwares desenvolve sistemas de gerenciamento exclusivos para diferentes segmentos do mercado com o objetivo de auxiliar os gestores a estabelecerem o controle de processos e rotinas e a organizarem dados, informações, contas, estoque, entre outros, seja de empreendimentos voltados para o comércio, prestação de serviço e empresas rurais. Com esse suporte completo e seguro, é possível dar conta de todas as obrigações com maestria e fortalecer não apenas a gestão de mão de obra de sua empresa, mas todas as outras também. Acesse o site e adquira o software correspondente ao seu negócio!

 

Fonte: Blog Evotto - evotto.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

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