Dicas para ter sucesso no setor de climatização

Técnico em climatização

A climatização é o ramo da refrigeração que mais cresce no Brasil. Com a chegada do calor e um aumento nas temperaturas, a busca por profissionais que instalem e façam manutenção em aparelhos de climatização é grande, o que faz com que quem acredita e investe nesse ramo obtenha sucesso. A partir disso, a capacitação se torna um dos pontos fundamentais para quem deseja se consolidar nesse mercado.

O profissional, conhecido também como Técnico em Refrigeração e Climatização, tem como principal função a instalação e manutenção desses aparelhos, atuando, ainda, na avaliação e dimensionamento dos locais para instalação e no acompanhamento de projetos de climatização.

É necessário saber trabalhar com os diferentes tipos e portes de ar condicionado, entendendo o seu sistema e como funciona cada parte. É preciso entender também sobre a parte elétrica, para conectar os fios e realizar a instalação. Isso tudo deve ser somado à pontualidade, postura, ética, inovação, saber lidar com os diferentes tipos de clientes e a uma boa comunicação, requisitos necessários para qualquer profissional, de qualquer área.

Ainda que o mercado atinja seu ápice no verão, há demanda para instalação o ano inteiro. Porém, para se destacar é fundamental estar bem qualificado, dado que o mercado é exigente quanto aos profissionais que contrata. A profissão permite trabalhar de forma autônoma ou de forma fixa, contratado por alguma empresa especializada.

Confira algumas dicas para que você obtenha sucesso nesse setor promissor:


- Capacitação

A capacitação é fundamental para qualquer área que você deseja atuar. E, como dito anteriormente, no setor de climatização a capacitação é fundamental, uma vez que você terá que lidar com vários tipos de aparelhos, novas tecnologias, variadas ferramentas e se deparará com diversos problemas. E para conseguir agradar o seu cliente, é preciso estar capacitado. Para quem trabalha com esse ramo, informação nunca é demais.

- Formalize sua empresa

Para que os clientes possam solicitar o seu serviço, é preciso passar segurança e oferecer um serviço sério. Ao se tornar um MEI – Micro Empreendedor Individual, você passa a ter benefícios de uma pessoa jurídica e também poderá trabalhar para empresas, que exigem nota fiscal do serviço e CNPJ. E, para se tornar um MEI, não é preciso um alto investimento.

- Valorize seu trabalho

Trabalhe com dedicação e, mesmo em tempos em que a procura for menor ou em épocas de crise, não mude o seu preço. Não aceite propostas de pessoas que não estejam de acordo com o padrão mínimo da categoria.

- Garanta o seu serviço

Para cativar o seu cliente e conquistar outros, ofereça garantia do serviço prestado. Ainda, esteja sempre à disposição para esclarecer dúvidas e para realizar possíveis manutenções. Aproximar-se do seu cliente é um ponto positivo e fará com que ele indique o seu serviço para outras pessoas.

 


Conheça nosso Software para Gerenciamento de Empresas de Refrigeração e Climatização, da Área Gestão de Serviços.

Fontes: Curso Profissionalizante.org – cursoprofissionalizante.org
Web Ar Condicionado – webarcondicionado.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade