Mais eficiência na prestação de serviços

Gestão de serviços

O setor de prestação de serviços é extremamente importante na economia do nosso país e movimenta milhões a cada ano. Porém, com cada vez mais empresas entrando no mercado, ele se tornou competitivo e exige muito mais do que qualificação para que as empresas consigam se manter estáveis e ativas.

Salões de beleza, oficinas mecânicas, instalações de equipamentos, companhias aéreas, entre outras, são alguns dos exemplos do setor de serviços, que, em junho do ano passado cresceu 6,6% em comparação ao mês anterior, índice que indica boa expansão do mercado. Mas, para crescer, além de oferecer ao seu público um bom serviço, as empresas também precisam saber gerenciá-los e estar ciente de todos os processos que seus serviços envolvem.

Confira algumas dicas para aumentar a eficiência na prestação de serviços, investindo em gestão e gerenciamento:

Processos

Para oferecer ao seu cliente uma completa experiência de atendimento, será preciso definir, antes, quais serão os processos internos de sua empresa. Isso significa que você precisará definir todos os passos, desde o primeiro contato com o cliente, passando pelo atendimento até o contato pós-venda.

E, mais além de definir o que fazer, você deverá saber como fazer. Em outras palavras, é fundamental definir, também, como o cliente será abordado, como as informações internas serão controladas e passadas ao cliente. Com todas essas definições prontas, sobrará mais tempo para que você gerencie suas atividades, pense mais em cada etapa e garanta a satisfação do seu cliente.

Planejamento

Após a definição de todos os processos, será preciso planejar como será a aplicação deles. A partir das informações de como cada tarefa será executada, é necessário avaliar tudo o que poderá interferir nesse processo, seja de forma positiva ou negativa. Dessa forma você estará “treinado” para imprevistos e evitará problemas futuros.

Resultados

Com o planejamento feito, o momento é de colocá-lo em prática. Após a execução de todos os processos, é preciso acompanhar os resultados obtidos, minuciosamente e processo a processo, a fim de verificar se tudo está ocorrendo como o esperado, se o cliente está satisfeito e possíveis pontos a serem aperfeiçoados.

Evolução

O mundo muda a cada segundo e seus serviços também precisam acompanhar essa evolução. Obviamente, não a cada segundo, mas é possível melhorar processos, técnicas de aplicação dos serviços e até na gestão constantemente, com treinamentos, cursos e também com feedbacks recebidos pelos clientes.

Softwares

Um software de gestão de serviços é indicado para otimização do tempo, automatização de dados e controle de todas as atividades. O famoso “caderninho” e todos os outros papeis para anotar informações podem ser deixados de lado, obtendo um software que englobe todas as necessidades de sua empresa.

 


Conheça alguns dos nossos Softwares da Área Gestão de Serviços:

CPT Salão de Beleza – Software para Gerenciamento de Salão de Beleza
CPT Mecânica de Veículos – Software para Gerenciamento de Oficinas Mecânicas e Lojas de Peças
CPT Controle Econômico e Financeiro – Software para Controlar o Resultado Econômico e Financeiro de um Negócio

Fontes: SIGE Cloud – blog.sigecloud.com.br
UOL Economia – economia.uol.com.br
por Renato Rodrigues

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