O que é marketing de conteúdo e qual sua importância para empresas do ramo PET e VET

Loja de artigos para pets

O mercado brasileiro PET e VET, especialmente o voltado para cães e gatos, já está em expansão há algum tempo e, mesmo assim, fornece indícios de que continuará crescendo, uma vez que o número de animais de estimação é maior a cada ano. Nesse contexto, aqueles que já empreendem ou pretendem ingressar no ramo não podem se esquecer de que, se por um lado o negócio está favorável, por outro a concorrência se torna cada vez mais acirrada, sendo fundamental, portanto, encontrar meios de se destacar no mercado e angariar novos clientes.

O marketing de conteúdo está entre as estratégias mais eficazes para as empresas que desejam conquistar visibilidade e autoridade. De modo simples, ele consiste na criação de conteúdos relevantes direcionados ao público-alvo no intuito de engajá-lo e, ao mesmo tempo, conquistá-lo. Esse mecanismo baseia-se na ideia de que, à medida que uma empresa transmite informações úteis e de qualidade às pessoas, elas começam a encarar sua marca como referência na área e, cada vez mais, acreditam no seu potencial de trabalho. Essa impressão é extremamente importante para a consolidação da imagem da empresa no mercado e, consequentemente, aquisição e fidelização de clientes.

Para petshops, clínicas veterinárias, estabelecimentos de banho e tosa, entre outros, essa modalidade de marketing ganha um destaque a mais: é ela quem permite conquistar a confiança do consumidor. Considerando que os donos de animais de estimação jamais correrão o risco de entregar seus pets aos cuidados de qualquer profissional, conclui-se que o receio de contratar os serviços daquele estabelecimento reconhecido por disseminar o conhecimento e esclarecer o seu público por meio de orientações e dicas seguras será muito menor.

É possível empregar as estratégias aqui mencionadas em diferentes ambientes e ocasiões. A empresa pode, por exemplo, aproveitar as campanhas gratuitas de vacinação de animais e promover campanhas de prevenção a outras doenças, levando informações à população por meio de folders ou de artigos em jornais municipais. Também é possível aproveitar eventos e feiras locais para instalar stands informativos para esclarecer sobre diferentes assuntos, como a importância de submeter os pets às medidas higiênicas de tosa, corte das unhas e limpeza dos dentes, dos riscos de oferecer alimentação inadequada para eles e os agraves da obesidade animal. As redes sociais também são ambientes excelentes para estreitar os laços com os clientes, abrindo espaço para tirarem dúvidas e promovendo posts interessantes voltados à divulgação de pesquisas científicas na área, orientações veterinárias, psicologia animal, entre outros.

É preciso reconhecer que os clientes modernos não desejam apenas consumir produtos e serviços: também querem se informar e trocar experiências. Sob essa perspectiva, o marketing de conteúdo torna-se uma necessidade para qualquer empreendimento.

 

 

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Fonte:Sanmidiavet - sanmidiavet.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

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