Principais atribuições de uma camareira de hotel

Camareiras

Em um hotel, várias pessoas desempenham funções que são essenciais para o sucesso do negócio. Desde o gerente até a recepcionista, todos os funcionários assumem papéis fundamentais para manter uma boa imagem e garantir a satisfação dos clientes, vital para qualquer negócio.

Um profissional que tem destaque no ramo hoteleiro é a camareira. Elas pertencem à área de governança do hotel e têm como atribuições arrumar, limpar e higienizar os quartos e áreas comuns do hotel, proporcionando o bem-estar aos hóspedes durante a sua estadia. Em alguns hotéis, são responsáveis, também, por algumas tarefas de lavanderia e auxílio na limpeza de cozinha.

1- Qual o perfil da camareira?

Em primeiro lugar, a camareira deve prezar pela organização, além de ter boa apresentação pessoal e usar o uniforme designado. Também é sua função zelar pelo material de trabalho, bem como manter um relacionamento cordial com os hóspedes e uma conduta discreta com os outros funcionários do hotel e com prestadores de serviços.

2- Quais atividades elas desempenham?

Para otimizar seu trabalho, ela deve sempre utilizar um carrinho para realizar o transporte de produtos de limpeza e outros acessórios usados no seu trabalho e, também, os itens que precisam ser trocados nos quartos. Produtos, escovas, panos para limpeza, lençóis, toalhas de banho e rosto, sacos para roupa suja, itens de reposição (sabonete, xampus, condicionador, touca de banho), papel higiênico e alimentos para serem repostos no bar são alguns dos itens que o carrinho da camareira deve conter. Também é preciso atenção para que esses itens não se misturem ou que os sujos entrem em contato com os limpos.

As principais atividades da camareira são:


- Arrumar os quartos durante a estadia dos hóspedes

Diariamente, a camareira deve fazer a arrumação geral do quarto, organizando objetos, arrumando camas, higienizando banheiros, retirando o lixo e trocando lençóis, toalhas e outros itens, de acordo com a orientação da chefia.

- Faxinar os quartos entre as reservas

Quando um hóspede vai embora, ela deve realizar uma faxina completa do quarto, incluindo banheiros, janelas e móveis, por exemplo. Após a faxina, realizar a reposição de sabonetes, papel higiênico e os outros itens de reposição, descritos acima. Por fim, é importante revisar todo o quarto e comunicar ao responsável caso haja necessidade de reposição de algum outro item.

- Conferir os quartos no período pré check-in

É muito comum que os quartos fiquem vazios por algum tempo, como alguns dias ou uma semana. Nesse período, algum funcionário ou prestador de serviço pode ter tido acesso ao quarto. Por isso, é fundamental realizar uma verificação sempre que haja uma previsão de check-in em quartos que tenham ficado por algum tempo sem uso, de forma a verificar as condições do mesmo.

- Limpar áreas comuns, recepção e corredores

Essas áreas, por onde os hóspedes transitam, também são de responsabilidade da camareira, que deve deixá-las limpas e organizadas, incluindo o chão, móveis e objetos de decoração.

3- Como otimizar a função da camareira?

Com um bom software de gestão, é possível ter uma visão geral do seu hotel e coordenar perfeitamente todas as funções em tempo real, podendo, dessa forma, determinar precisamente todas as funções das camareiras. O Software CPT Hotel e Pousada é um programa de gerenciamento para empresas prestadoras de serviço de recepção e acomodação de hóspedes como: hotéis, pousadas, spa e flat.


Conheça nossos Softwares para a Gestão de Serviços:


CPT Hotel e Pousada – Software para Gerenciamento de Hotel e Pousada
CPT Motel – Software para Gerenciamento de Motéis
CPT Almoxarifado – Software para Gerenciamento de Almoxarifado

Fonte: Fast Hotel – fasthotel.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade