Promoções comerciais

Promoção

Muitas empresas acreditam que a distribuição gratuita de prêmios é uma boa estratégia para aumentar a venda de produtos e serviços e aumentar a visibilidade e aceitação de marcas, principalmente em datas consideradas fundamentais para o comércio, como o Dia das Mães ou o Natal.

Porém, o que muitas esquecem é que para qualquer promoção é preciso que a empresa disponha de uma estrutura para promovê-la e, principalmente de planejamento para que ela não se torne um desperdício de dinheiro.

Vemos no mercado diferentes tipos de promoções que tentam, a todo custo, fisgar o cliente. E, ao contrário do que se pensa, promoção não é só aquela que dá desconto ou aquela “compre 2, pague 1”.

Conheça alguns dos tipos mais comuns de promoção de produtos:


- Descontos
Essa é a forma mais clássica de promoção. “Toda a loja com 40%” ou “20% para pagamentos à vista” são estratégias poderosas para atrair clientes.

- Amostra
É apresentada ao cliente uma pequena amostra ou miniatura. Muito comum em supermercados, por exemplo, quando oferecem degustação de algum produto. Perfumarias também dão uma amostra do perfume, para que você “sinta na pele”.

- Aniversário da loja
Muito habitual “o aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você”.

- Concurso
Os concursos demandam uma competição entre os clientes. Alguns tipos são: “crie uma frase que defina o produto tal”, “crie um slogan para a loja” ou “responda por que motivo você merece ganhar tal produto”.

- Cliente especial
Algumas empresas costumam cadastrar seus clientes e oferecer alguma vantagem por isso. Também é possível promover a fidelidade através de cartões, selos ou cupons que, quando atingido determinado número, o cliente ganha alguma coisa.

- Datas especiais
Aproveitar os dias especiais do ano, como feriados, também pode ser uma boa estratégia de promoção. Se o produto tem a ver com alguma profissão, é importante aproveitar também o dia dela.

- Grátis
Palavra mágica e música para os ouvidos dos clientes. Mas, é preciso tomar cuidado para que ele não pense que, de alguma forma, está pagando pelo que lhe é oferecido gratuitamente.

- Garantia
Essa é uma prática amplamente adotada por quase todos os vendedores, pois existe um tipo de garantia que está na lei. Uma ramificação da garantia é a máxima “satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta”, adotada por empresas que realmente confiam no seu produto.

- Descontos progressivos
O cliente vai acumulando descontos ao comprar mais produtos, como 10% no primeiro, 15% no segundo e 20% no terceiro, e assim por diante. Outra forma praticada é a de descontos de acordo com a idade do cliente.

- Leve 2, pague 1
É outra forma bem conhecida e eficiente em promover a loja ou o produto. Mas, mais uma vez, é preciso assegurar ao cliente que ele realmente está pagando um só e não está sendo “enganado” por uma falsa promoção.

- Orçamento grátis
No comércio de serviços essa estratégia tem funcionado muito para atrair clientes, pois muitos resistem a solicitar algum serviço por pensar que não poderão arcar com o custo e não poderão procurar outra loja.

Conheça os Softwares CPT para a Gestão de Serviços:


CPT Gráfica e Comunicação Visual - Software para Gerenciamento de Gráficas e Empresas de Comunicação Visual
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Fonte: Lemon Blue – www.lemonblue.com.br
por Renato Rodrigues

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